sexta-feira, 12 de agosto de 2016

O Xadrez e o amor!

Dr. Siegbert Tarrasch
Por Fernando Melo
"Eu sempre senti um pouco de pena daquelas pessoas que não conheceram o Xadrez. Justamente o mesmo que sinto por quem não foi embriagado pelo amor. O Xadrez, como o amor, como a música, tem a virtude de fazer o homem feliz." (Dr. Siegbert Tarrasch)
Hoje, durante minha caminhada matinal, encontrei um amigo dos dias da redação de jornal, que fazia tempo que não via. E sorridente ele me disse: lembrei de você outro dia! Imaginei que fosse falar de política, mas fiquei surpreso, pois quem o fez lembrar de mim foi o Xadrez! Fiquei surpreso pois não o imagina interessado na arte de Caíssa, ms ele logo excplicou:
-  Estive com minha mulher visitando parentes dela no interior de São Paulo e por lá descobri um camarada que é louco por Xadrez. Tem uma biblioteca com mais de 600 livros sobre o jogo, além de revistas, dvd e outros meios. Na hora lembrei de você! Disse a ele que conhecia na Paraiba um apaixonado. Mas esqueci o titulo do seu blog. Logo que me comunicar com ele vou passar seus dados.
Nos despedimos. Fiquei pensando: quem seria esse enxadrista? Uma coisa é certa, se ele for jogador de torneio valendo rating FIDE, certamente o conheço. Mas se não for, fico satisfeito também, pois existe muita gente boa que faz do Xadrez um passatempo ideal. O saudoso Bento da Gama, que tinha um bar O Boiadeiro, em Tambaú , terminou seus dias, em casa, solitário, compondo problemas de Xadrez.  .E Bento, que era um poeta, sabia unir o Xadrez ao Amor, o que me faz pensar que, apesar da solidão, era um homem feliz!

Um comentário:

  1. Parabéns pelas boas inserções... Cumprimentos dos blogs - xadrezdinobueno...saberladino.blogspot.com e demais páginas que atravessam fronteiras - secas e oceânicas...

    ResponderExcluir