sexta-feira, 25 de março de 2016

Dr. Luiz Tavares

Por Fernando Melo

  Tenho um especial carinho pelo saudoso Dr. Luiz Tavares da Silva, o eterno Decano do Nordeste, de Recife-PE. As duas fortes paixões que tenho no universo do xadrez, Bobby Fischer e a Abertura Bird, devo a ele! E isso diz tudo! Meus contatos, na década de 70, com esse valoroso médico cirurgião e ex-campeão brasileiro de Xadrez, foram em Recife e em João Pessoa e guardo boa recordação. O mais marcante foi em julho de 1976, quando Dr. Luiz Tavares veio direto de Manila-Filipinas para assistir as partidas finais do Brasileiro daquele ano, no Hotel Tambau. Ele concedeu uma entrevista de página inteira a Herbert Carvalho, pela Folha de São Paulo e a mim, pela A União, quando falou muito sobre a espetacular vitória de Mequinho no Interzonal de Manila.

  Das minhas conversas com Dr. Luiz Tavares, lembro bem da visão correta e responsável que ele tinha de Bobby Fischer. Até então, eu achava que Fischer era mercenário, que jogava pensando no dinheiro. Dr. Luiz Tavares me convenceu exatamente do contrário. Fischer deu dignidade ao xadrez! Isso eu aprendi com esse médico pernambucano. Foi ele quem tentou um match, no Brasil, entre Fischer e Mequinho. Chegou mesmo a escrever ao norte-americano, e Fischer fez muitas exigências, nos menores detalhes, como se fosse uma disputa pelo título mundial, quando na verdade era apenas um amistoso. Dr. Luiz Tavres estava disposto a aceitar o que Fischer pedia, mas Mequinho não quis, pois sabia que não era páreo para o campeão do mundo e nao queria  ser derrotado. Os dois se enfrentaram duas vezes, em 1970, com uma vitória e um empate em favor de Fischer; Mequinho recebeu elogios do americano.

   Dr. Luiz Tavares me estimulou a jogar a Abertura Bird, inclusive me presenteando com dois livros raros sobre essa apaixonanete abertura. Quem me conhece sabe de minha paixão por ela. Portanto, faz mais de 30 anos que só jogo 1.f4 e, duvido, que um dia, eu jogue outro lance! Amanhã, volto a escrever mais um artigo sobre esse homem notável, quando teremos duas surpresas!    

3 comentários:

  1. Uma curiosidade: até início dos anos 2000, sua biblioteca pessoal, de inúmeros livros, periódicos e súmulas, encontrava-se acessível no Colégio Santos Dumont em Boa Viagem. À época fiquei impressionado com a quantidade de material.

    ResponderExcluir
  2. Adoraria ter notícias desse acervo

    ResponderExcluir
  3. Essa biblioteca Wagner está agora sob a administração de Marco Asfora.

    ResponderExcluir