sábado, 26 de março de 2016

Dr. Luiz Tavares: duas surpresas!

Dr. Luiz Tavares foi o "anjo da guarda" de Mequinho.  
Por Fernando Melo

A primeira surpresa é a de que no próximo dia 13 de abril é o aniversário de Dr. Luiz Tavares, quando será comemorado o Centenário do seu nascimento, já que nasceu no ano de 1916, em Recife.. Ele viveu 79 anos, vindo a falecer, na mesma cidade, 20 anos atrás, no dia 29 de junho de 1995.
Como médico revolucionou a medicina cardíaca do país, sempre trazendo os mais modernos instrumentos e equipamentos da Inglaterra em sua bagagem pessoal. Foi membro do Real College of Surgeons England, e é amplamente considerado o maior nome da medicina pernambucana no século XX. Foi um marco na cirurgia cardíaca e no ensino universitário.

A segunda surpresa é que no dia 18 de junho (um sábado), A Academia de Xadrez Caldas Vianna, sob a direção de Fernando Sá de Melo, vai realizar o I IRT Ativo Memorial Dr. Luiz Tavares, com vagas para 30 enxadristas. Darei todo o meu empenho para que esse evento seja coroado de êxito e esperamos contar também com enxadristas de Estados vizinhos (Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará) que conheceram e aqueles que sabem quem foi Dr. Luiz Tavares. Campeão Brasileiro em 1957, duas vezes Pressidente da CBX e campeão Brasileiro de Veteranos, em 1991, aos 75 anos. Em beve voltarenos a escrever mais sobre Dr Luiz Tavares.

13 comentários:

  1. Tive a oportunidade de jogar com Dr Luiz Tavares em uma partida pensada. Havia pedido ao árbitro do torneio para ser bye na primeira rodada, mas o árbitro esqueceu e me colocou na rodada. Ao chegar no salão do jogo, eu achando que estava de bye, meu tempo já tinha decorrido horas e horas... e Dr luiz que fez? Iniciou o tempo igual e começamos a partida....eu psicologicamente já entrei perdido devido ao estress de ter pedido para ser bye e não fui e por conseguinte enfrentar a "fera " logo na primeira rodada fiquei altamente abalado e não dei muito trabalho ao grande Dr Luiz ! Super educado.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Silvio! Era um cavalheiro, como você diz, super educado. Você teve essa felididade de poder jogar com ele! Gostaria de ouvir mais depoimentos de amigos que o conheceram, sobre essa figura lendária que foi Dr. Luiz Tavares!

    ResponderExcluir
  3. Silvio, esse torneio foi na UFPB no final dos anos 80, começo dos anos 90? Caso positivo, estava na mesa ao lado em um dos meus primeiros torneios, ainda bem garoto (caso negativo, presenciei cena semelhante em referido certame). Tive a grata sorte de conhecer Dr. Tavares, amigo do meu pai, Walter Capiberibe.

    ResponderExcluir
  4. Amigo andré, não me recordo o ano...hoje eu tenho 46 anos....na época não lembro da minha idade...

    ResponderExcluir
  5. Um gentleman! O verdadeiro embaixador brasileiro do xadrez brasiliero! O não um! Saudades desse fora de série que desfilou pelos salões do nobre jogo!

    ResponderExcluir
  6. Tive a felicidade de enfrentá-lo no Aberto da Paraíba no início de 1992, torneio realizado no hotel Tambaú. Venci essa nossa única partida- o que menos importa.Na verdade me senti um privilegiado em poder passar algumas horas diante do campeão brasileiro de 1957!

    ResponderExcluir
  7. Agradeço a Silvio, André e Wagner pelo depoimento...Gostaria de ter mais informaçoes de amigos que conheceram Dr. Luiz Tavares.

    ResponderExcluir
  8. Lembro que meu irmão em 1988 jogou contra o seu pai Walter Capiberibe, André. Torneio realizado na UFPB, pouco após Chiquinho ter ganho a Semifinal do Brasileiro em Goiás.

    ResponderExcluir
  9. Também recordo-me que numa partida suspensa na Semifinal do Brasileiro de 1989, realizado aqui em JP, o Dr Luis Tavares, apesar da acirrada disputa com o seu adversário, convidou-o para almoçar. Detalhe: se não estou enganado o nosso eterno gentleman não estava bem na posição

    ResponderExcluir
  10. Dr Tavares era realmente um cavalheiro. Lembro que M Asfora o convidou para jogar um tipo de IRT clássico aqui em Recife no Derby. Na época tínhamos um dos melhores locais de xadrez da cidade. Eu tinha um Voyage 1984 que só pegava no tranco. Pois bem quando terminou a rodada tive que empurrar o carro junto com alguns colegas, e lá estava Dr Luiz, no auge dos seus 80 anos, sem chinelo (pois ele só usava alpercatas, com meias)empurrando o carro. Eu disse: Dr, Tavares pelo amor de Deus deixe isso para lá. Ele olhou para mim e disse: que isso homem? Tá me chamando de velho? Caímos na gargalhada em plena meia noite. Era uma figura ímpar. Sem maldades. Abs a todos e boa páscoa.

    ResponderExcluir
  11. Depoimentos continuam chegando. Agradeço demais!

    ResponderExcluir
  12. Deixo aqui também minha contribuição para a exaltação da memória do Dr. Luiz Tavares, trazendo a partida que jogamos em 1990, no Torneio Objetivo, que teve como resultado a vitória do ilustre enxadrista pernambucano. Eis o link da partida:
    http://www.viewchess.com/cbreader/2016/3/27/Game1133955.html

    ResponderExcluir
  13. Vamos erguer essa bandeira bem alto, fazê-la tremular nos céus caissianos, para que todos possam ver o enxadrista Dr. Luiz Tavares. Lembramos que no próximo dia 13 de abril, será o Centanário do seu nascimento!

    ResponderExcluir