domingo, 24 de maio de 2015

O encontro de Carlsen com Nash!

Nash recebe presente de Magnus Carlsen (Ou teria sido de Justin Bieber?)
(Foto: Chessbase.com)

Recebemos, supresos, a notícia da morte trágica do matemático americano, Nobel de Economia, John Nash, de 86 anos, que inspirou o filme Uma Mente Brilhante. Ele faleceu neste sábado, dia 23, junto com sua esposa, Alicia, de 82 anos. Ambos foram vítimas de um acidente de táxi, em Nova Jersey, nos EUA.

Segundo noticiou o site Chessbase, na última terça-feira, em Oslo, na Noruega, John Nash, juntamente com outro matemático, Loius Nirenberg, receberam o Prêmio Abel 2015 (700 mil euros), concedido anualmente pelo Governo desse país, para matemáticos notáveis. 

Ainda segundo o site inglês, na noite antes da cerimônia de premiação, John Nash foi apresentado ao campeão mundial de xadrez Magnus Carlsen e disse ao astro norueguês que incentivou o seu filho, também diagnosticado com esquizofrenia, a jogar xadrez. Nash teria perguntado a Carlsen se ele achava o jogo bom para a saúde mental. "Eu acho que ele mantém a mente ativa, suponho", respondeu Carlsen.

E depois de ser presenteado por Carlsen com um tabuleiro de xadrez autografado, Nash disse em tom irônico (e caraterístico da sua condição de ver seres imaginários, retratados no famoso filme): "Existe uma semelhança paradoxal entre duas pessoas: eu não esperava conhecer Justin Bieber!"

5 comentários:

  1. Desculpe Fernando não tem nada de imaginário no comentário do Grande Mestre da Matemática. Foi uma ironia do matemático, ou no máximo um delírio da idade, Quem teve a cura da esquizofrenia diagnosticada não poderia ter esta longevidade se não houvesse o processo de cura. Aliás a "esquizofrenia" percebida pelo autor àquela época fazia referência ao uso de chips em seres humanos. Esquizofrenia? Então somos todos esquizofrênicos. Abs. Ah, ia me esquecendo, algumas pessoas aqui em Recife estão a perguntar se o Campeonato Paraibano é aberto aos demais. Você saberia responder? Obrigado. Zirpoli.



    ResponderExcluir
  2. Fiquei triste ao saber da morte trágica de Nash...mas seu espírito continua com a luz de sempre!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Caro Zirpoli, que foi uma ironia do Nash associar Carlsen a Justin Bieber isso foi dito no texto. Não creio, porém, em um delírio da idade. Muito pelo contrário. Quando ele chama de paradoxal a semelhança entre ambos, parece-me que ele faz uma gozação com sua própria condição do passado, quando suas visões de seres imaginários foram retratadas e ficaram conhecidas mundialmente em Uma Mente Brilhante! Foi, na verdade, uma sacada de humor do velho Nash!

    ResponderExcluir
  5. E quanto a outra pergunta. Você tem como informar aos leitores? Obrigado.

    ResponderExcluir