domingo, 3 de maio de 2015

Nordestão - Yago é tricampeão!

MI YAGO SANTIAGO (E) VENCE NORDESTÃO 2015 (Foto: FPEX)

O MI Yago Santiago venceu hoje o Nordestão, em Recife, e se sagrou campeão nordestino de xadrez pela terceira vez consecutiva (2013, 2014 e 2015). Apesar do favoritismo do mestre pernambucano, sua conquista, com 4 vitórias e 2 empates, não foi nada fácil. O torneio só foi decidido pelos critérios de desempate, realçando o seu bom nível técnico. 

No resultado final, 6 jogadores, invictos, somaram 5 pontos, com o pódio refletindo exatamente a mesma ordem do ranking inicial, tendo o MI Yago Santiago, MF Paulo Jatobá e o MI Iack Macedo nas três primeiras posições. O MF Francisco Cavalcanti foi o melhor paraibano da prova, na 4ª posição. Os outros 2 jogadores com a mesma pontuação do campeão foram Flávio Bezerra (RN) e o MF Luismar Brito (PB). 

A Paraíba foi o Estado com mais representantes até a 10ª posição final. Além de Cavalcanti e Luismar, também o MN Marcos Valério, com 4,5 pontos, fez um ótimo torneio, ocupando a 7ª posição. Outros paraibanos obtiveram bons resultados com ganhos significativos de pontos no Elo FIDE. Foram eles: Doriedson Lemos (11º), Francisco Dantas (20º) e Jefferson Pereira (27º). Também representando a Paraíba tivemos Antonio Dutra, na 47º posição.

A classificação completa está no chess-results (link).

Um comentário:

  1. Torneio extremamente organizado. Pena você não ter vindo Fernando. Parabéns ao nosso Yago, que infelizmente pelo não apoio dos organizadores e empresários do estado de Pernambuco teve que se filiar a federação de Santa Catarina. Ainda bem que não o Paraná. Abs. Zirpoli. Registrar a presença do nosso querido Jussier de Natal, que mesmo sem poder jogar apareceu por lá e nos deixou bastante contente.

    ResponderExcluir