terça-feira, 21 de abril de 2015

Wesley So (sem trauma) lidera II Gashimov!

Wesley So lidera o II Gashimov (foto: chessbase.com)
A rodada de ontem do II Gashimov proporcionou a liderança isolada de Wesley So na competição. Sua vitória foi a única do dia e, embora tenha sido contra o menor Elo do certame, tem o seu mérito, já que seu opositor, Rauf Mamedov, havia empatado todas até aqui, o que demonstra seu potencial, dado o alto nível da prova. Basta dizer que esses empates foram contra ninguém menos do que Lagrave, Giri e Kramnik.

Como todos sabem, Wesley So foi notícia no mundo do xadrez, quando, no último dia 10, perdeu uma partida no Campeonato Nacional dos EUA, por fazer anotações de frases motivacionais em sua súmula, estranhas aos registros permitidos pela regra do jogo. Com seu bom início no Gashimov, fica a impressão de que ele superou o trauma e de que aquele artifício em busca do seu melhor jogo não parecia indispensável!

A liderança isolada de So foi possível por causa do empate de Carlsen, que continuou buscando aberturas nada ortodoxas, ao optar por uma Ruy Lopes com fianqueto do bispo de casas negras. O campeão mundial sacrificou peça para conseguir uma melhor disposição de suas peças, mas o jogo acabou em empate por repetição de lances.

E Anand, hein? Incrível como o indiano empata seus jogos... Ele, junto com Lagrave, não conheceu outro resultado nessas 4 rodadas iniciais do Memorial.

A propósito, hoje, pela 5ª rodada, teremos Anand contra o líder Wesley So e também Carlsen contra Lagrave. Vamos ver o que os "empatadores" conseguem?

O torneio pode ser acompanhado pelo site oficial (link).

Nenhum comentário:

Postar um comentário