domingo, 26 de abril de 2015

A festa magistral dos 70 anos de Fernando Melo!

Fernando Melo com familiares e amigos participantes do
Magistral de Xadrez, em homenagem aos seus 70 anos (Foto: Lucina Dantas)

Foi mesmo uma grande festa! O Magistral Fernando Melo atendeu às expectativas e proporcionou uma bonita celebração dos 70 anos de Melo, expoente do xadrez paraibano. Entre familiares, jogadores convidados e visitantes, o evento atraiu muita gente boa que contribuiu decisivamente para marcar essa data significativa entre nós. Decerto que faltaram alguns nomes convidados, também relevantes, mas a maioria apresentou suas razões e fez questão de felicitar o aniversariante em suas mensagens.

O evento começou tendo homenagens a Melo, com um vídeo feito por seu filho, Fernando Sá, ao som de O Sole Mio, por Andrea Bocelli, trazendo fotos de amigos e de personalidades que fizeram ou fazem parte da vida do aniversariante. Na sequência, uma bonita mensagem do seu filho primogênito Sílvio Sá foi lida para os presentes. Em seguida, Melo fez sua palestra, onde procurou reunir em 20 minutos passagens dos seus 70 anos, onde destacou três nomes que, quem o conhece, sabe da relevância dos mesmos para sua história: Balzac, Bobby Fischer e Jesus de Nazaré! A palestra foi encerrada com um vídeo escolhido por Melo, com a bela canção E a Valsa Continua de autoria do ator Anthony Hopkins (sim, ele mesmo!), interpretada na presença deste por André Rieu! Para concluir, foi lido para todos também um poema de autoria de Maria do Céu, cujo talento para os versos já tem virado tradição no nosso Reino!

Melo com o s vencedores do Magistal: MF Luismar Brito,
campeão do Grupo A e Jociel Delfino (com seu filho),
campeão do Grupo B (Foto: Luciana Dantas)
Ah! E teve xadrez também, claro! O Magistral teve, no Grupo A, 10 participantes, ocupantes das primeiras posições do rating FIDE na Paraíba. De excelente nível, esse grupo foi uma espécie de Master Paraíba fora de época e foi vencido pelo MF Luismar Brito, com 5,0 pontos em 6,0 possíveis. Ele conquistou o Troféu Fernando Melo e a quantia de 200 reais. Pelo Grupo B, participaram 18 jogadores, incluindo os visitantes de Guarabira, que, claro, tomaram parte do evento também, para nossa satisfação. E o vencedor foi exatamente um desses representantes do brejo paraibano, Jociel Delfino, que surpreendeu alguns favoritos e, ao somar 5,5 pontos em 6,0, levou o prêmio de 100 reais e a medalha Fernando Melo.

Vale dizer que todos, generosamente, toparam a ideia de abrir seus jogos iniciais com as brancas, utilizando a Abertura Bird, predileta de Melo. Este aliás fez o lance inicial 1.f4 na partida da mesa 1 da primeira rodada, entre Luismar Brito e Fernando Sá. Assim, todos concorreram ao sorteio da inscrição no VII Memorial Bobby Fischer. O vencedor foi Jovany Medeiros, ficando "na reserva", Antônio Dutra e Leonardo Nogueira.

Em  um dos intervalos das rodadas foi cantado o Parabéns a você para o feliz septuagenário, com direito a bolo personalizado, salgados e refrigerantes para os convidados. O primeiro pedaço do bolo, como não poderia deixar de ser, foi para D. Ana, sua esposa e parceira de uma vida inteira! Melo recebeu cumprimentos, dentre os quais o de seu sobrinho, advogado e também enxadrista, Pedro Paulo Coutinho Melo, que esteve presente, junto com sua mãe, esposa e filha para participarem da comemoração.

A classificação completa e algumas fotos do Magistral são apresentadas abaixo. Deixamos aqui nosso agradecimento a Luciana Dantas, que atuou de forma prestimosa no auxílio à arbitragem. Nosso obrigado também a todos os demais presentes nessa homenagem a Fernando Melo, que certamente deve estar feliz nos seus 70 anos, com essa festa proporcionada a ele por amigos e familiares, unidos pela força do xadrez paraibano!




































3 comentários:

  1. Parabéns, Fernando Melo! Bela homenagem!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns amigo Fernando!!! . Vc merece todas as homenagens!!
    Eugenio Seve

    ResponderExcluir
  3. tive o prazer de conhece um grande home parabéns vc merece vive mais 70 ano felicidade!!

    ResponderExcluir