quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

ENXADRISTA DO ANO NA PARAÍBA


Conforme divulgamos ontem aqui no blog, vamos conhecer hoje, no último dia de 2014, quem foi o Enxadrista do Ano, na Paraíba, numa decisão conjunta do blog Reino de Caíssa e da Federação Paraibana de Xadrez. 

De início, reparem que podemos destacar vários nomes com resultados relevantes em 2014. 

Assim foi com o MN Evandro Rodrigues, vencedor do I IRT AXCV e do Campeonato Paraibano Absoluto, título mais cobiçado no nível estadual, entre todos os nossos enxadristas. 

No mesmo norte, lembramos de Francisco Dantas, que foi o campeão da Copa AXCV, evento realizado por meio de matches eliminatórios entre sócios da AXCV. 

E Luiz Antonio Tomaz? O nosso "Carlsen Paraibano", de apenas 16 anos, conseguiu vencer o II IRT AXCV, somando 54 pontos de Elo e teve uma vitória histórica contra o MF Paulo Jatobá, no Aberto do Brasil Taça Cidade de João Pessoa, em agosto.

Também merece menção honrosa o MF Luismar Brito, vencedor do Troféu de Campeão dos Ativos AXCV, com 4 títulos, além de ter sido o campeão do Aberto do Brasil de Aracaju, em maio, e do III IRT AXCV, em setembro.

Outro enxadrista nosso que teve um bom ano foi Marcos Valério, que obteve considerável melhoria no seu Elo FIDE, após conseguir relevantes performances nos torneios que disputou, a exemplo do Nordestão, quando conseguiu a melhor colocação de um paraibano na prova.

Podemos lembrar ainda de Antonio Dutra, com boa frequência nos torneios realizados pela AXCV e vencedor recorrente dos prêmios oferecidos aos jogadores com Elo até 1900. Conseguiu importante triunfo ao vencer o I Torneio do Circuito de Xadrez de Guarabira, em maio.

Devemos registrar também a boa performance de Nelson Justino, que apareceu nos eventos com mais assiduidade a partir do 2º semestre e demonstrou força suficiente para disputar as melhores colocações nos torneios que jogou. No III Master Paraíba conseguiu fazer boa figura, com bons combates contra fortes adversários do nosso xadrez, o que lhe rendeu o sexto lugar na prova e a projeção de um ótimo rating inicial de Elo FIDE RPD.

E por falar em Master Paraíba, como não citar Douglas Torres? Ele conseguiu ser bicampeão naquele que pode ser considerado talvez o mais forte torneio entre paraibanos que vem sendo realizado no nosso Estado nos últimos anos. Considerando sua performance nas duas últimas edições, lá se vão 18 partidas invictas consecutivas, contra boa parte da elite do xadrez paraibano!

Pois é... Vejam que todos merecem ser destacados e talvez um ou outro nome, com resultados de menor notoriedade, possam não ter sido lembrados. Porém, segundo avaliação do blog Reino de Caíssa e da FPbX, todas as conquistas mencionadas, ainda que bastante relevantes, foram, no mais das vezes, feitos pontuais dos enxadristas, que, em certos momentos do ano, obtiveram notoriedade.

Nesse sentido, um nome foi extraído do rol dos jogadores paraibanos mais atuantes em 2014, exatamente por sua maior consistência na obtenção de resultados ao longo do ano, ainda que, pontualmente, não tenha alcançado nenhum título de maior peso. Portanto, o nosso escolhido para Enxadrista do Ano na Paraíba foi DORIEDSON LEMOS!

Doriedson teve como mérito maior sua grande assiduidade nos eventos da AXCV, sempre obtendo boas colocações. Ele foi o campeão do Circuito Ivo Bichara de Xadrez Blitz, que contou com 6 torneios classificatórios e com a fase final, sendo esta disputada por 6 jogadores. Num dos eventos classificatórios, o 5º da série, Doriedson foi o campeão, com 9 pontos em 9 possíveis. 

Já em relação aos Ativos AXCV, foram realizados 15 torneios, com Doriedson chegando entre os 3 primeiros em 10 ocasiões! A melhor performance entre todos os participantes dos Ativos. Para se ter uma ideia desse feito, o segundo lugar nesse critério obteve apenas 5 participações no pódio. 

Doriedson só foi superado em títulos dos Ativos por Luismar Brito, que alcançou 1 triunfo a mais. Mas devemos fazer uma ressalva. No VII Ativo AXCV, ocorrido em maio, Doriedson chegou em primeiro lugar, junto com mais 3 jogadores e teve melhor critério de desempate, entre eles. Só não ficou com o título, porque o Regulamento previa uma disputa extra entre aqueles que chegassem em primeiro.

E sabe quem Doriedson venceu na fase inicial desse Ativo? Ninguém menos do que o badalado MI Yago Santiago, que visitava a AXCV na ocasião. No torneio de desempate de blitz, Doriedson venceu de novo Yago! Apesar desse feito incrível, ele não conseguiu o título por ter sido superado por Carlos Capivara, campeão desse Ativo.

Estamos convictos, portanto, que 2014 foi um ano que fez despontar com maior força a ascensão de Doriedson no cenário enxadrístico paraibano, fazendo-nos crer que, em qualquer competição realizada hoje na Paraíba, ele é um nome certo para figurar entre os principais favoritos ao título.

Por fim, vale lembrar que Doriedson teve prejudicada sua participação em alguns IRT's da AXCV e no Campeonato Paraibano, por faltas em rodadas, em decorrência de seus compromissos pessoais ou profissionais. Também não esteve presente no III Master Paraíba, por causa de uma viagem previamente agendada. Se estivesse por inteiro nesses torneios, não temos dúvidas de que Doriedson poderia ter alcançado um ano de 2014 com muito mais brilho.

Por toda essa exposição é que o blog Reino de Caíssa e a Federação Paraibana de Xadrez creditam a Doriedson Lemos o título de Enxadrista do Ano na Paraíba, em 2014! Parabéns!


DORIEDSON LEMOS
ENXADRISTA DO ANO NA PARAÍBA

2 comentários:

  1. Parabéns ao Doriedson pela merecida indicação, fruto de seus consistentes bons resultados neste ano. Entre suas conquistas, aponto ainda a vitória no II Torneio Ativo de Guarabira, no mês de agosto, que contou com a presença de ninguém menos que Douglas Torres e que Doriedson venceu de forma isolada! Que 2015 o faça alçar voos ainda mais altos nas 64 casas, Doriedson! Sucesso!!

    ResponderExcluir
  2. Uma escolha corajosa e ao mesmo tempo feliz. Ser o Melhor do Ano não é fácil com tantos bons jogadores. Parabéns à Federação e a Academia pela indicação, e parabéns, claro, a Doriedson Lemos! Você merece mestre!

    ResponderExcluir