terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Como foi 2014 no Reino de Caíssa - Parte 3

No dia 3 de abril publicamos aqui no blog a partida jogada por Joaquim Virgolino, na simultânea concedida pelo campeão Magnus Carlsen, em Caxias do Sul, num raro e espetacular momento do xadrez paraibano. E olha que Joaquim não fez feio não! Até poderia ter complicado as coisas para Carlsen, se tivesse jogado 22...Txf2. Confira na matéria!



A vitória do MN Evandro Rodrigues no I IRT AXCV 2014 foi notícia no dia 6. Este foi o primeiro dos 4 IRT's programados no ano pela AXCV e distribuiu 1.100 reais em prêmios, mais troféus e medalhas.






No dia 20 postamos matéria sobre a excelente participação do MI pernambucano Yago Santiago no Aberto de Mar del Plata, evento tradicional argentino, que, na sua 45.ª edição, contou com 212 jogadores de 8 países, dentre os quais 6 GM's e 18 MI's. Yago chegou liderando na última rodada e, como acabou vencido, ocupou a terceira colocação na classificação final, o que preservou sua grande performance na competição e lhe manteve numa trajetória ascendente em busca da titulação de grande mestre.



No mesmo dia demos destaque à vitória folgada da campeã mundial de xadrez feminino, a GM chinesa Hou Yifan, na 4ª etapa do Grand Prix Feminino da FIDE, realizado na Rússia, onde traçamos um paralelo entre a liderança que exerce Yifan no seu gênero, assim como Carlsen o faz no xadrez masculino.




No dia 21 lançamos aqui um desafio e uma proposta de realizar aquele que seria o maior tira-teima da história do xadrez paraibano, com a realização de um torneio fechado com 20 nomes de grande expressão do nobre jogo em nosso Estado. A ideia, apesar de difícil execução, haveria de ser concretizada no dia 26 de abril de 2015, data comemorativa dos 70 anos de Fernando Melo, decano e mais respeitado nome do xadrez paraibano dos últimos tempos.




No dia 27 trouxemos aos leitores o resultado final do XVII Torneio de Xadrez Cidade de Esperança, promovido pelo abnegado Joaquim Virgolino, que neste ano, homenageou o editor do blog Reino de Caíssa, Fernando Sá. O campeão foi novamente o MI Yago Santiago, seguido pelos MF's Vinícius Tiné e Francisco Cavalcanti. Participaram da prova 43 jogadores, dentre os quais alguns dos principais nomes do xadrez nordestino.




Em maio reportamos aqui o resultado do Capivaras' Day, ocorrido em Mossoró, em comemoração ao aniversário do Dr. Gildivan Carneiro. Foi uma bela festa que agradou em cheio aos presentes, mostrando que essa motivante maratona de xadrez, realizada em um único dia, veio mesmo para ficar. Ao final, a expectativa gerada já era para o próximo Capivara's Day, que haverá de ser realizada em maio de 2015, certamente com sucesso ainda maior, impulsionado pelo fantástico entusiasmo de Dr. Gildivan.




No dia 11 noticiamos no blog o mais espetacular Ativo já realizado na AXCV. E não foi só pela presença inédita e marcante do MI Yago Santiago, que por si só, já valorizava de modo singular o evento. É que foi travada uma batalha hercúlea entre Yago, Carlos Capivara (também pela primeira vez conosco) e Doriedson Lemos, num torneio final de desempate para se definir o campeão do Ativo. O destaque maior foram as 2 vitórias de Doriedson frente ao mestre pernambucano, que não conseguiu superar o talentoso enxadrista local, mas ainda assim, conseguiu vencer o Ativo.

No dia 18 foi divulgado o resultado final do Aberto do Brasil de Fortaleza - XIX Memorial Cel. Chico Alves, que foi vencido pelo GM Neuris Delgado (PAR). O evento contou com 104 jogadores e garantiu o sucesso desta tradicional prova do xadrez cearense e nordestino.

Em junho, o blog registrou o título de campeã brasileira de xadrez feminino, alcançado pela WIM Vanessa Feliciano, em Blumenau (SC). Com o feito, Vanessa conquistou o tetracampeonato nacional de sua categoria (2009, 2010, 2013 e 2014).



Nesse mês, demos também ampla cobertura ao Norway Chess 2014, que, pela segunda vez consecutiva, teve como campeão e vice-campeão, os GM's Sergey Karjakin (RUS) e Magnus Carlsen (NOR). A postagem trouxe a classificação final do evento, disputado por 10 nomes da elite do xadrez mundial.



No dia 21 relatamos a grande conquista de Magnus Carlsen, que, além de campeão mundial de xadrez clássico, conseguiu vencer também os mundiais de xadrez rápido e blitz, realizados em Dubai, nos Emirados Árabes! Estiveram presentes 113 jogadores de 42 países, dentre os quais 97 GM's! Dizíamos na matéria que o incrível feito de Carlsen, com então 23 anos de idade, consolidava sua condição de maior estrela da geração atual do xadrez mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário