sábado, 18 de junho de 2011

Memórias de um enxadrista (VII)




E então veremos agora o depoimento de Ivson Miranda (na foto de 1976, jogando de negras contra o pernambucano Rodolfo Araujo, pelo Brasileiro), a respeito de sua partida frente ao paulista Cícero Braga, pelo mesmo Brasileiro 1976, e que durou 11h30m, com três seções.


"Essa partida me trás uma imensa tristeza! Até então estava muito bem no torneio, até melhor do que esperava. Se não me falha a memória, na partida anterior tinha ganho de Pimenta, então campeão de Minas Gerais, jovem promessa do xadrez nacional e muito conceituado junto à elite enxadrística de então, inclusive por aquele que seria campeão do torneio, Jaime Sunye (por acaso, antes da partida, escutei um comentário de Sunye, dirigido à Pimenta, de que ele não teria muitas dificuldades comigo. Afinal, já me conhecia devido a duas partidas que havíamos jogado..." (continua amanhã, e você saberá onde Ivson enfrentou Sunye duas vezes).

2 comentários:

  1. Belas memórias no xadrez a paraíba tem!! As poucas noções que nós (das novas gerações) tínhamos era apenas pela força que esses enxadristas ainda demonstram hoje em dia em nossos momentos de recreação.
    Ansioso pelos próximos posts!!

    ResponderExcluir
  2. Grande Ivson,
    jogamos pelo menos um brasileiro universitário e era um jogador muito forte que me impressionou muito. De lá para cá, deixei de ter noticias dele.
    Um grande jogador e excelente pessoa.

    ResponderExcluir