quarta-feira, 28 de abril de 2010

Peão Dama na berlinda

Doriedson Lemos


Armando Vasconcelos





O fato das quatro primeiras partidas do duelo Anand - Topalov terem começado com Peão Dama, enseja considerações dos nos nossos estimados leitores. Vejamos duas opiniões:
Armando Vasconcelos(2183-PE)
"Talvez as abeturas com 1.d4 sejam mais sólidas e por isso os jogadores estão a escolhendo cada vez mais (inclusive eu que sou fã do 1.e4...). Anand também é um íncone do peão do rei, mas está utilizando apenas peão da dama em seus matches. Talvez seja essa a razão".
Doriedson Lemos(2043-PB)
"Acredito que 1.d4 cunduz a partidas mais complicadas, onde o mínimo ero posicional deixa o adversário em vantagem (mesmo sendo mínima), talvez por isso não escolheram 1.e4 (que não sou fã)".
PARTICIPE
Você que acabou de ler essa matéria, caso queira prestar sua valiosa contribuição, então opine sobre o Peão Dama que nos publicaremos neste blog com prazer. Vamos movimentar, para que este blog seja cada dia mais um instrumento do leitor em defesa do xadrez.















4 comentários:

  1. Essa é uma discussão válida pelo fato de sempre surgirem novas idéias a partir dos debates. Sobre as complicações creio que as aberturas com 1.e4 são mais complicadas devido à velocidade dos lances (na maioria dos casos.) e o peão dama sempre foi associado às lutas de manobras. Os próprios jogadores táticos preferem o lance 1.e4, vide Tahl, Kasparov, Anand, Morphy, etc... Mas, seria bom também se, curiosamente, aparecesse uma Bird por aí, não é mesmo? =) Eu, sempre joguei 1.e4, mas agora estou no peão da dama. Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Esse tipo de debate é muito bom, pois ,novas opniões podem ajudar a direcionar alguma analise ou estudo.Em contra partida, sobre meu comentario a respeito do lance d4, também acredito ,na minha modesta visão, que o jogo com e4 seja mais dinamico, como o armando disse sobre as complicações de d4( partidas com manobras, mais "lentas" pode-se dizer assim)talvez eu as prefira justamente por isso.
    Eu espero que não apareça f4, porque ainda não tenho a minima ideia de como proceder após esse lance hehe!!Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  3. Mestre Doriedson
    Estou torcendo para não jogarem 1.f4, pois assim vão esmiuçar meus segredos e fico a ver navios!
    Fernando

    ResponderExcluir
  4. É sabido que para jogadores iniciantes 1)e4 é melhor jogada, conduzindo a um método para uma melhor compreensão do jogo, haja vista,que em posições abertas o contato das peças é muito maior, havendo mais temas táticos e estratégicos.

    ResponderExcluir