terça-feira, 13 de abril de 2010

Lembrando Luiz Tavares



A lembrança de Dr. Luiz Tavares (Recife-PE) está sempre viva na minha memória. Ele é um desses homens que para mim são imortais. Estivemos juntos em algumas oportunidades e guardo dele uma grande lição, a de que Bobby Fischer não era mercenário quando exigia muito dinheiro para participar de torneios, mas pelo contrário, queria com isso valorizar e dar dignidade ao xadrez. Outra boa recordação de Dr. Luiz Tavares é a de que, por causa dele e somente por causa dele me apaixonei pela Abertura Bird. Tenho na minha biblioteca particular dois livros presenteados por Dr. Luiz Tavares, um em inglês e o outro em alemão, ambos sobre a Bird! Na foto, Dr. Luiz Tavares está à direita, camisa branca e gravata preta, e assiste ao embate do jovem Mequinho contra o veterano João de Souza Mendes, em 1965, quando Mequinho tornou-se campeão brasileiro aos 13 anos! O apoio de Dr. Luiz Tavares ao gênio brasileiro Mequinho foi fundamental para que esse garoto chegasse até onde chegou, o 3º melhor do mundo em 1973/1976. Hoje ele completaria 94 anos.

Um comentário:

  1. Boa recordação, Fernando!!
    Acho que no Brasil, atualmente, não tem uma pessoa, que como ele, patrocine o enxadrismo!!

    ResponderExcluir