DR. LUIZ TAVARES
Fico feliz por estar repercutindo positivamente a homenagem que prestamos no dia de hoje ao saudoso Dr. Luiz Tavares, a maior expressão do xadrez nordestino do século passado. Em correspondência do diplomata Edmar Monte (foto de brancas), registro a seguinte passagem:
"Como bom jornalista, você tem o senso de oportunidade muito aguçado. A homenagem que você presta ao Dr. Luis Tavares, além de tocante, é cabida, justa e merecida pelo que ele muito representou para o enxadrismo nordestino e pela grande figura humana que ele foi. Com imensa satisfação, conheci-o, por meio do Cel. Chico Alves, em uma etapa do Circuito Mister Pizza, em Salvador, quando me iniciava no xadrez, no ano de 1987..."
A Federação Paraibana de Xadrez já estuda a possibilidade de realizar em março de 2011, mais precisamente nos dias 11, 12 e 13, o I Campeonato Nordestino de Veteranos - Troféu Dr. Luiz Tavares.
Olá Fernando Melo,
ResponderExcluirBem lembrado o Luis Tavares. Eu tive o privilégio de ter a companhia dele em alguns torneios pelo Brasil e exterior. Um grande benemérito do xadrez nacional.Um gentleman que ajudou a mim e a muitos enxadristas brasileiros.
Parabéns pela lembrança e pelo blog que acompanho sempre!
MI Antonio Carlos de Resende
Caro MI Antonio Carlos Resende
ResponderExcluirÉ uma satisfação receber seu valioso e significativo apoio, além da sua solidariedade à lembrança do nosso saudoso Dr. Luiz Tavares.
Fico feliz em saber que você acompanha o nosso blog.
Abraços
Fernando Melo
Possuo inúmeras lembranças do saudoso Luis Tavares, a que destaco é que era latente o seu status de gentleman entre todos que desfilavam nos salões dos torneios. Enquanto para muitos, o mais importante era vencer, aplicar um golpe tático ou conduzir finais com precisão, aos meus olhos, o interesse do Dr Tavares ia muito além, talvez compreendendo a real dimensão do espectro arte-ciência, creio que existia algo mais que ele admirava neste nobre jogo, algo indecifrável para olhares comuns...
ResponderExcluirO xadrez brasileiro ainda não se recuperou da perda do campeão brasileiro de 1957!!!!
Este campeão foi muito importante para a história do xadrez brasileiro!!
ResponderExcluir