terça-feira, 13 de abril de 2010

Homenagem tocante





DR. LUIZ TAVARES



Fico feliz por estar repercutindo positivamente a homenagem que prestamos no dia de hoje ao saudoso Dr. Luiz Tavares, a maior expressão do xadrez nordestino do século passado. Em correspondência do diplomata Edmar Monte (foto de brancas), registro a seguinte passagem:


"Como bom jornalista, você tem o senso de oportunidade muito aguçado. A homenagem que você presta ao Dr. Luis Tavares, além de tocante, é cabida, justa e merecida pelo que ele muito representou para o enxadrismo nordestino e pela grande figura humana que ele foi. Com imensa satisfação, conheci-o, por meio do Cel. Chico Alves, em uma etapa do Circuito Mister Pizza, em Salvador, quando me iniciava no xadrez, no ano de 1987..."

A Federação Paraibana de Xadrez já estuda a possibilidade de realizar em março de 2011, mais precisamente nos dias 11, 12 e 13, o I Campeonato Nordestino de Veteranos - Troféu Dr. Luiz Tavares.

4 comentários:

  1. Olá Fernando Melo,
    Bem lembrado o Luis Tavares. Eu tive o privilégio de ter a companhia dele em alguns torneios pelo Brasil e exterior. Um grande benemérito do xadrez nacional.Um gentleman que ajudou a mim e a muitos enxadristas brasileiros.
    Parabéns pela lembrança e pelo blog que acompanho sempre!
    MI Antonio Carlos de Resende

    ResponderExcluir
  2. Caro MI Antonio Carlos Resende
    É uma satisfação receber seu valioso e significativo apoio, além da sua solidariedade à lembrança do nosso saudoso Dr. Luiz Tavares.
    Fico feliz em saber que você acompanha o nosso blog.
    Abraços
    Fernando Melo

    ResponderExcluir
  3. Possuo inúmeras lembranças do saudoso Luis Tavares, a que destaco é que era latente o seu status de gentleman entre todos que desfilavam nos salões dos torneios. Enquanto para muitos, o mais importante era vencer, aplicar um golpe tático ou conduzir finais com precisão, aos meus olhos, o interesse do Dr Tavares ia muito além, talvez compreendendo a real dimensão do espectro arte-ciência, creio que existia algo mais que ele admirava neste nobre jogo, algo indecifrável para olhares comuns...
    O xadrez brasileiro ainda não se recuperou da perda do campeão brasileiro de 1957!!!!

    ResponderExcluir
  4. Este campeão foi muito importante para a história do xadrez brasileiro!!

    ResponderExcluir