domingo, 20 de junho de 2021

Darcy assusta os russos!

 Por Fernando Melo




O GM Darcy Lima (ELO 2516) tem uma passagem bastante curiosa na sua vida profissional de enxadrista. Todos nós sabemos que os russos são os melhores do mundo. É mesmo uma questão cultural. Não adianta questionar. Lembremos que em 1972, veio Bobby Fischer e tomou a coroa, deixando os russos atordoados. Atualmente o campeão do mundo não é russo. É da Noruega, mas isso não tira o mérito dos russos continuarem pontificando no tabuleiro mundial.

Nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2011, o GM Peter Svidler (ELO 2743 - 8 vezes campeão da Rússia) enfrentou o brasileiro, e a primeira partida terminou empatada. Até onde estou informado, o russo "suou" para não perder esse embate, já que teve um momento em que ficou inferior. O GM Alexander Grischuk, segundo de Svidler nessa Copa, chamou a atenção deste ,ao dizer que o ELO de Darcy não representava a força que ele tinha, que tivesse cuidado.  E na segunda partida, Svidler venceu e Darcy teve que voltar para o Brasil, com o melhor dos troféus: ter conquistado o respeito dos russos.

Um comentário:

  1. Estava no dia em que o próprio Darcy analisou essa partida numa tarde memorável na Academia Caldas Viana. Bons tempos!

    ResponderExcluir