terça-feira, 15 de junho de 2021

Bobby Fischer - O escudeiro de Caíssa



Quem desejar adquirir o livro O escudeiro de Caíssa, de autoria de Fernando Melo, de qualquer lugar do Brasil, pode enviar e-mail para samelojp@gmail.com, informando nome e endereço completo (com CEP), que retornaremos o contato, com instruções para que seja efetuado o pagamento no valor total de R$ 30,00 + custos de postagem.


Confira a seguir o prefácio do livro:

Tenho cá para mim que Fernando Melo está feliz, muito feliz, bastante feliz! Ele certamente haverá de perdoar esse plágio do seu jeito particular de descrever a intensidade de um adjetivo nos seus textos. É porque, só assim, para tentarmos capturar o sentimento que há de lhe ter dominado, após a conclusão dessa obra sobre o ex-campeão mundial de xadrez, o genial norte-americano Bobby Fischer!

E antes de explicar a razão dessa felicidade, devo primeiro dizer algo mais. Diz-se que o homem, na sua vida, deve plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro... Essa frase talvez permita interpretações das mais diversas, dentre as quais, provavelmente, aquela que a toma em seu sentido literal. E se assim fizermos, ao menos no que diz respeito a escrever um livro, Fernando Melo não teria ainda cumprido a sua missão entre nós, mesmo já tendo escrito, não apenas um, mais muitos outros livros, sobre temas dos mais diversos. Faltava um! Faltava um livro sobre xadrez! E, sobretudo, faltava um livro sobre Bobby Fischer!

Ele agora chega nas mãos dos leitores, notadamente do público enxadrístico, para se somar ao repertório de publicações de Fernando Melo, que, assim como fez nos seus romances, nos enredos policiais, nas biografias de personalidades paraibanas marcantes, traz seu estilo jornalístico livre, irreverente, que não se rende aos rigores de uma erudição indesejada.

Não é difícil perceber nas entrelinhas dos seus escritos, a paixão que o motiva! Fernando Melo é, sem dúvida, um sujeito movido pela paixão! Por isso mesmo, com a mesma energia intensa com que se dedica a um projeto, pode muito bem descartá-lo, sem cerimônia, se algo irrompe em seu caminho, trazendo-lhe frustração. Até mesmo o xadrez foi alvo das suas idas e vindas, mas a Deusa Caíssa, diligente, não desejou que um súdito assim, tão intensamente apaixonado pela sua nobre arte, dela se afastasse em definitivo.

E assim o xadrez, desde sempre, se fez, e se faz, presente na vida de Melo e de sua família, que além de mim, seu filho caçula, tem no seu primogênito Sílvio, meu irmão, e na sua dedicada esposa Ana, minha querida mãe, seguidores dessa magia do jogo dos reis, que tanto nos une e nos fascina! A “febre”, inclusive, não cessa! Melo haverá de ficar radiante ao ler estas linhas e saber que seus netos (meus filhos) já demonstram um notório interesse pelo xadrez, mais além do que o simples brincar! Daniel (10 anos) “quer ser Bobby Fischer” e Maria Rita (6 anos) “quer ser Judit Polgar” (indiscutivelmente a maior representante do xadrez feminino da história!).

Tal intensidade na vivência do xadrez ganhou especial força nos últimos oito anos, em função da criação, por Melo, do blog Reino de Caíssa, que, desde então, traz postagens quase que diárias sobre o universo das 64 casas, seja a nível local, nacional ou internacional. O endereço na internet já rompeu a casa de um milhão de visitantes desde o seu início em 2009 e é, certamente, um dos espaços sobre xadrez mais prestigiados na internet brasileira.

E sabe qual o tema mais recorrente de matérias no blog? Não seria difícil para o leitor curioso, numa breve pesquisa por lá, descobrir que o campeão de postagens é ele: Bobby Fischer! Até mesmo eu, que durante um certo período assumi a titularidade do blog (hoje Melo e eu dividimos a editoria da página) não me furtei, vez por outra, de reverenciar o eterno ex-campeão mundial americano, principalmente nos momentos de promover o principal evento do calendário enxadrístico da Paraíba, cujo nome, claro, não poderia ser outro: Memorial Bobby Fischer, também uma criação de Melo, que hoje tem status de Aberto do Brasil e desfruta de grande aceitação em todo o país (em 2017, o evento chega a sua 8ª edição).

Alguém pode estar pensando: ora, os filhos só celebram Bobby Fischer assim, influenciados pela paixão do pai por ele! Pode até ser, mas, no meu caso, tenho um precedente que me favorece. Numa família de vascaínos (meu pai, minha mãe e meu irmão), tive a sorte de sair flamenguista, o que mostra talvez um pouco de minha autenticidade!

Irreverências à parte, o fato é que não parece muito árduo notar em Fischer uma genialidade que lhe fez único! Se até mesmo nomes como Kasparov e Carlsen dão depoimentos nos quais podemos perceber, sem muito esforço, o reconhecimento de Fischer como o maior enxadrista de todos os tempos, parecem de menor relevância quaisquer opiniões em sentido diverso...

A propósito, mesmo conhecendo os grandes feitos de Fischer, não é raro encontrar-me impressionado novamente ao reler suas proezas, como, aliás, aconteceu quando lia este livro de Fernando Melo.

Confira você mesmo, leitor! Deguste as próximas páginas e se aperceba da grandeza de Bobby Fischer!

E não se preocupe, achando que vai encontrar passagens exaustivas sobre a vida do americano genial. Nota-se com facilidade que não foi o propósito de Fernando Melo escrever uma biografia completa do saudoso ex-campeão mundial. A obra está perfeitamente delimitada apenas naqueles que, para o autor, foram os momentos mais intensos da carreira enxadrística de Fischer, com ênfase maior no seu significado para o xadrez e menos tinta nas suas idiossincrasias ou personalidade polêmica.

Sob alguns títulos bem criativos, os capítulos retomam a campanha do americano em todos os torneios de relevo de que participou, amparados em uma investigação de cunho jornalístico, que buscou contribuições de alguns dos principais autores sobre Fischer.

Com números que realçam os seus feitos, reprodução de comentários de especialistas e jogadores da época (muitos dos quais seus rivais russos), além, é claro, de partidas célebres selecionadas de Fischer, o livro de Melo, na sua linguagem que lhe é peculiar, há de agradar ao seu público, quem sabe contribuindo para despertar neste também uma admiração especial por aquele que, estamos nós convencidos, foi o maior enxadrista da história!

Fernando Melo agora é autor, portanto, de um livro sobre Bobby Fischer, o Escudeiro de Caíssa! Eis aqui a razão de sua felicidade!

 

João Pessoa 26 de dezembro de 2016

 

Fernando Sá de Melo

Coeditor do Blog Reino de Caíssa

Um comentário:

  1. Obrigado, meu filho! Tudo é verdade. Fischer deu dignidade ao Xadrez, mostrando sua importância ao mundo, Daí se dizer que esta arte de Caíssa se divide em duas fases: antes e depois de Fischer!

    ResponderExcluir