Estamos hoje a falar do Campeonato dos Estados Unidos 1962/63, onde Bobby Fischer voltou a ganhar, que já não é novidade, só que desta vez ele perdeu uma partida, o que não vinha acontecendo nos quatro primeiros. Ele somou 8 pontos em 11 possíveis e somou 6 vitórias, 1 derrota e r empates. E para quem ele perdeu? Para Edmar Mednis em 73 lances! Fischer jogou de brancas e Mednis respondeu com a Francesa, na Variante Winawer. Nas demais partidas, com as brancas, Fischer voltou a jogar 1.e4, num total de seis partidas, ganhando 5 delas!
Com as negras, Fischer jogou uma Siciliana, e nas demais jogou 1...Cf6; Insisto em falar desses lances, para mostrar ao leitor que eram os lances iniciais de Fischer, raramente ele mudava. Mas como a novidade deste campeonato é a derrrota de Fischer, falemos um pouco de Edmar Mednis.
Para começar, eles se enfrentaram ao longo do tempo, em partidas classícas, 7 vezes, com 5 vitórias para Fischer, uma derrota e um empate. A primeira vez que se enfrentaram foi em 1956 e a última em 1963. Já no Blitz, jogaram duas vezes em 1971 e Fischer ganhou ambas. Nascido em Riga, Letônia, mais tarde veio para os Estados Unidos onde naturalizou-se. Não há dúvida que foi um jogador, mas destacou-se mais como escritor, tendo escrito 25 livros sobre xadrez e centenas de artigos Mednis morreu em 2022, aos 64 anos. (CONTINUA)
valeu! belo artigo.
ResponderExcluirQuem ganhou o mundial de 2020? Mednis fez algum artigo comentando?
kkkkkkk.
Esses pequenos erros só aumentam o valor do artigo mostram que não foi ctrl + v.