Judit Polgar e Hou Yifan estão aí para comprovar o que ontem parecia dificil, mas que hoje, a mulher, é mais que uma rainha no tabuleiro de xadrez. Ela está pronta para matar! Vejamos esse episódio humorístico que encontrei no livro de David Shenk, O Jogo Imortal.
" De Seinfeld
(George está jogando xadrez com a namorada)
George: Bem. Agora você não tem para onde ir. Vou lhe dizer qual é o seu problema: você saiu rápido demais com a sua dama. O que é que você esta pensando? Que ela é dessas feministas querendo sair de casa? Não, a dama é da moda antiga. Gosta de ficar em casa. Cozinha. Cuida do seu homem. Quer ter certeza que ele está feliz.
Liz: Xeque-mate.
George: Acho que a gente não deve mais se ver.
(Cena Seguinte)
Jerry: E você acabou com ela só porque ele lhe derrotou no xadrez? Que doente!
George: Eu não consigo imaginar meu desempenho sexual deopois de uma coisa dessas. Me senti completamente castrado."
Hoje o cenário é outro. Os homens já aceitam a derrota diante das mulheres com tranquilidade. Ao que pese o que disse o GM inglês Nigel Short, que menosprezou a força das mulheres, e foi duramente criticado por todo mundo, são poucos, bem poucos, bastante poucos aqueles que acham que a mulher não tem a intelgência do homem para aplicar um sonoro xeque-mate como fez Liz diante do machista George!
Antes de ser "machista", George era desatento por não ter visto o xeque-mate chegando. Uma coisa é perder prestando atenção no jogo, e consequentemente se render, outra é ficar como ele ficou de gracinhas e sendo cercado sem perceber.
ResponderExcluir