Os vizinhos Rio Grande do Norte, Paraiba e Pernambuco, juntos somam 1792 enxadristas cadastrados e apenas 221 estão com sua anuidade devidamente quitada junto à CBX em 2015. Ou seja, em torno de 12% estão aptos a jogar um toneio valendo rating FIDE. Algo precisa ser feito entre a CBX e as Federações
para melhorar esse percentual. Vejamos o quadro abaixo:ESTADOS CADASTRADOS ANUIDADE
PERNAMBUCO 833 77
RIO GRANDE DO NORTE 609 95
PARAIBA 350 49
TOTAL 1792 221
Fernando, bom dia:
ResponderExcluirCreio que isso esteja mais relacionado a questões individuais que a própria atuação das federações. A Paraíba e o RN tem movimentado bastante esse ano, e aqueles que realmente estão ativos tem participado com frequência dos eventos promovdos.
Em Pernambuco, apesar de não enxergar tantos eventos na capital, vejo que aqueles realmente interessados em jogar estão fazendo, inclusive participando de torneios no seu Estado. Exemplo disso são o Lucas Cilento e os irmãos Hiramine, que por sinal têm se destacado bastante dentre os jogadores de Pernambuco ( o Yoshio creio que passe dos 2100 nas próximas listas fide).
Apenas acho uma pena bons nomes do xadrez de Pernambuco não estarem dando o ar da graça (gosto de ver o Calheiros jogar, ele tem um força de vontade absurda!).
Lúcio Roberto