quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Chinesinha venceu Mequinho

GM Hou Yifan enfrenta GM Rafael Leitão
O LXXI Festival Corus Wijk ann Zee, Holanda, no período de 16 de janeiro a 1º de fevereiro de 2009, contou com a participação do brasileiro Mequinho, no Grupo B, que foi vencido pelo GM Fabiano Caruana, então com a bandeira da Italia e com Elo 2646. Mequinho (2557) ficou em 12º entre 14 jogadores..Ganhou apenas uma partida para o último colocado, perdeu cinco e empatou as demais. Entre as que perdeu está seu embate com a chinesinha GM Hou Yifan (então com 2571 e 14 anos de idade!) . Foi uma parrtida longa, com mais de 80 lances e o brasileiro teve que abandonar para não levar xeque- mate.
Agora, na próxima semana, essa mesma chinesinha, mais experiente, com  Elo 2671, exatamente 100 pontos a mais de quando jogou com Mequinho, enfrenta outro brasileiro, o atual campeão nacional GM Rafael Leitão, com Elo 2632. Vamos torcer pelo brasileiro, mas espero que a chinesinha jogue uma boa partida, independente do resultado.

3 comentários:

  1. Continuo apostando minhas fichas em Rafpig. Apesar de ter um ELO inferior, ele é muito experiente nesse tipo de torneio. Além de ser um estudioso voraz, podendo surpreender a chinesinha facilmente. Enfim, em um match de somente duas partidas, tudo pode acontecer!

    ResponderExcluir
  2. Pelas CNTPs, a chinesa ganha com os pés nas costas. Más jogo é jogo, e vamos ver o que vai acontecer. Mequinho foi o maior jogador brasileiro de todos os tempos. Abs. Zirpoli.

    ResponderExcluir
  3. A força do Elo diz muito, Zirpoli. E, nesse caso, a diferença entre eles é insignificante. Na copa passada, Rafael superou um oponente com mais de 2700. Creio que ele possa, sim, superar o favoritismo de Yifan.

    ResponderExcluir