segunda-feira, 25 de maio de 2015

Continental - Mareco vence e Brasil fica longe do pódio!

GM Sandro Mareco (ARG), Campeão do
X Continental das Américas (foto: chessbase.com)
Nos últimos 10 dias, o xadrez sul-americano teve suas atenções todas voltadas para Montevidéu, a capital do Uruguai, onde aconteceram as 11 rodadas do X Continental das Américas, classificatório para a Copa do Mundo.

Assim como ocorreu na edição anterior do evento, ocorrido na Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, em outubro do ano passado, o evento no Uruguai atraiu uma infinidade de titulados de 13 nações, que compuseram o total de 153 jogadores presentes na competição.

A delegação do Brasil foi bastante expressiva, com 41 nomes (27% do total), atrás apenas dos anfitriões uruguaios, que contaram com 57 representantes (37% do total). Os nossos compatriotas foram liderados pelos GM’s Krikor Mekhitarian e Felipe El Debs. Também participou do Continental o MI pernambucano Yago Santiago, cujo momento áureo no evento (e certamente um dos mais relevantes de sua carreira) aconteceu quando ele chegou a liderar sozinho a competição, com 4 vitórias seguidas, vencendo na 4ª rodada exatamente o GM argentino Sandro Mareco, que veio a se sagrar o campeão do Continental!

Essa derrota para Yago foi a única de Mareco, que somou 8,5 pontos (7v,3e,1d) e garantiu o título da competição, cedendo uma das quatro vagas para a Copa do Mundo, já que havia se classificado previamente no início deste mês, no Zonal realizado no Paraguai. O GM cubano Yuniesk Quesada terminou com a mesma pontuação do campeão, mas ficou em 2º lugar pelos critérios de desempate, classificando-se também para a Copa do Mundo.

Com 8 pontos, chegaram 8 jogadores, dentre eles os GM's peruanos Jorge Cori e Julio Granda, que já estavam previamente classificados para a Copa do Mundo (Cori por meio do Zonal realizado recentemente no seu país; e Granda através do Continental de Pipa, ano passado). Assim, os outros 6 jogadores jogaram um match de desempate para definir os três lugares que ainda restavam para a Copa do Mundo, ficando essas vagas com o GM venezuelano Eduardo Iturrizaga, o GM argentino Federico Perez e o GM canadense Anton Kovalyov.

Entre os que conseguiram norma no Continental, temos notícia apenas da conquista do MI Alan Pichot, que conseguiu se tornar aos 16 anos o mais jovem GM da história da Argentina.

O resultado final do torneio principal (link) e do match de desempate (link) estão no chess-results.

E na disputa para um posto na Copa do Mundo, o Brasil não se deu bem, a despeito de sua grande delegação. O melhor classificado foi o MI Diego Di Berardino, que fez um excelente torneio, mas acabou na 23º posição, vendo frustrada sua tentativa de alcançar sua norma definitiva de GM, da qual esteve muito perto, no Uruguai. A posição final de todos os brasileiros pode ser vista neste link

Por fim, ainda vale o registro da participação dos nossos vizinhos potiguares MF Roberto Andrade e José Braga, que, inclusive, tiveram suas imagens em destaque, ilustrando umas das matérias de cobertura do evento, do site Chessbase.com.

3 comentários:

  1. Parabéns ao Pichot! Título há muito tempo merecido. Tive o prazer de conhecê-lo em Pipa, e, apesar de ser muito jovem, ele mostrou uma cordialidade e humildade contagiantes.

    ResponderExcluir
  2. E você, amigo Arthur, há alguma previsão para seu retorno às lides enxadrísticas? Quero voltar a usufruir da sua distinta companhia.
    Um fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  3. Vale destacar a atuação do Sílvio Pereira lá do Ceará que ficou abaixo de poucos brasileiros, que é bem verdade não foram no seu limite máximo. O nosso Yago, após um começo meteórico; nas últimas 07 rodadas apenas computou 1,5 ptos, o que representa um rendimento muito abaixo do seu potencial de jogo, provando mais uma vez que o xadrez envolve outros fatores além de conhecimento. Abs. Zirpoli.

    ResponderExcluir