WMI Juliana Terao lidera o ranking brasileiro do xadrez feminino (Foto: xadrezdiarionews,blogspot.com) |
A relação do rating FIDE de maio já foi divulgada e traz algumas novidades no cenário internacional e local. No topo da lista, contudo, não houve mudanças, claro! O GM Magnus Carlsen reina absoluto, com 2876 pontos (a 24 pontos, portanto, do tido como inimaginável 2900!). A segunda posição é que traz alteração, pois passa a ser ocupada pelo ex-campeão mundial GM Vish Anand, com 2804 pontos, o que mostra todo o seu vigor para continuar fortemente competitivo, aos 45 anos de idade.
No feminino, quem domina o cenário é a ex-campeã mundial, a GM chinesa Hou Yifan, com 2686 pontos, colocando-se na posição 55 da lista geral da FIDE.
No Brasil, a liderança da lista passou para o GM Alexandr Fier, com 2632 pontos. Nos últimos anos ele radicou-se na Europa, participando de vários torneios internacionais e com resultados sempre muito bons. Fier é sem dúvida nosso enxadrista com mais condições atuais de seguir progredindo para, quem sabe, tornar-se o primeiro brasileiro a romper a barreira de 2700 pontos do Elo FIDE.
Entre as mulheres, emergiu para a primeira colocação nacional a WMI Juliana Terao, com 2263 pontos, curiosamente na mesma posição proporcional da sua colega Hou Yifan, ou seja, 55ª colocada no ranking geral brasileiro.
Na Paraíba, a considerar apenas o Elo ativo, a liderança é do MF Luismar Brito, com 2224 pontos, 80º lugar no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário