segunda-feira, 27 de abril de 2015

O show de Kasparov!

Kasparov surpreende ao vencer match contra Short, com grande folga, em breve retorno
aos tabuleiros, em Saint Louis /EUA.  (Foto: site oficial)

Neste final de semana, dias 25 e 26, um evento chamou a atenção do público enxadrístico mundo afora! Em Saint Louis, nos EUA, o eterno ex-campeão mundial, o GM azerbaijano Garry Kasparov, enfrentou num match de exibição de 10 partidas (2 rápidas e 8 blitz) o GM inglês Nigel Short, ainda em atividade e número 60 do ranking atual da FIDE. O evento foi batizado de "Batalha das Lendas." E o resultado foi espetacular! Kasparov não tomou conhecimento do forte adversário vencendo-o por 8,5 x 1,5, do qual 5 x 0 no segundo dia da prova! 

Ídolo de uma geração de enxadristas e tido por muitos como o melhor de todos os tempos, Kasparov, 52 anos, aposentou-se das competições oficiais em 2005, mas andou o mundo inteiro depois disso promovendo o nobre jogo e sua Fundação de Xadrez, além de tentar ocupar a Presidência da FIDE, sem sucesso. 

Vê-lo agora numa disputa ao tabuleiro, ainda que no formato amistoso, é muito gratificante para todos os seus súditos. O desempenho do Ogro de Baku nesse encontro surpreendeu até a ele próprio. Kasparov destacou seu ímpeto agressivo, jogando no ataque e disse que se sentiu jogando como há 20 ou 30 anos atrás! Já Short, 49 anos, como um legítimo gentleman, aceitou com elegância o duro revés e chegou a dizer, acusando o golpe, que na última partida não via mais nada! 

O match reviveu a disputa pelo título mundial da PCA (Professional Chess Association), entidade paralela à FIDE, ocorrida em 1993, quando Kasparov venceu Short por 12,5 x 7,5, com 5 vitórias, 1 derrota e 13 empates. 

Esse duelo de Saint Louis, de agora, entra também para a galeria de grandes feitos do ex-campeão. Foi mesmo um show de Kasparov! E agora? Será que ele se anima a voltar? Sonhar não custa nada!

Fonte: es.chessbase.com

4 comentários:

  1. Se Kasparov voltar às competições oficiais, já que ele tem plenas condições para isso, Magnus Carlsen que se cuide!!! O atual Campeão do Mundo encontrará pela frente um adversário formidável, à sua altura, diferentemente desses Grandes Mestres fracotes em quem Magnus bate a torto e a direito! Como bem observou Fernando Sá, não custa sonhar com a volta do temível "Ogro de Baku" para aterrorizar não só Carlsen como os demais GM's da elite!

    ResponderExcluir
  2. Esqueça amigo. Kasparov teria que enfrentar uma série de super grandes mestres fortíssimos que ele jamais enfrentou. Sem ritimo e com a idade pouco avançada não vai conquistar mais o mundial. Vai fazer partidas brilhantes porque ele é brilhante, mas o buraco é mais embaixo. Seu tempo passou, temos que aceitar como ele aceitou

    ResponderExcluir
  3. Esqueça amigo. Kasparov teria que enfrentar uma série de super grandes mestres fortíssimos que ele jamais enfrentou. Sem ritimo e com a idade pouco avançada não vai conquistar mais o mundial. Vai fazer partidas brilhantes porque ele é brilhante, mas o buraco é mais embaixo. Seu tempo passou, temos que aceitar como ele aceitou

    ResponderExcluir
  4. Esqueça amigo. Kasparov teria que enfrentar uma série de super grandes mestres fortíssimos que ele jamais enfrentou. Sem ritimo e com a idade pouco avançada não vai conquistar mais o mundial. Vai fazer partidas brilhantes porque ele é brilhante, mas o buraco é mais embaixo. Seu tempo passou, temos que aceitar como ele aceitou

    ResponderExcluir