terça-feira, 21 de abril de 2015

Magistral Fernando Melo tem novidades!


No próximo domingo vai acontecer na Academia de Xadrez Caldas Vianna - AXCV o Magistral Fernando Melo, comemorativo dos 70 anos do homenageado, que ocorrerá no mesmo dia (26 de abril).

O torneio será dividido em 2 Grupos. No primeiro deles, o Grupo A, foram convidados 20 jogadores que figuram entre os de maior força no xadrez paraibano. A coluna ao lado traz os nomes de 11 daqueles que já confirmaram presença e de 6 outros que ainda não ratificaram sua vinda ao Magistral. Outros 3 nomes convidados não aparecem mais na lista, por terem declinado do convite, em função de razões pessoais.

Pelo que vemos dos nomes já confirmados, o Grupo A do Magistral já tem por garantido um torneio de excelente nível, só comparado, no cenário paraibano, aos eventos do Master Paraíba, ocorridos nos finais dos últimos 3 anos, com proposta semelhante de reunir os nossos melhores jogadores numa mesma competição.

No Magistral Fernando Melo, porém, teremos também o Grupo B, para contemplar os jogadores com Elo até 2000 e que contribuem decisivamente para o vigor do xadrez paraibano. Nesse grupo foram convidados 15 nomes (ver lista completa) e já confirmaram presença os seguintes jogadores: Luiz Fábio Jales, Ubirajara Barros, Ednaldo Lima, Dieggo Guerra, Maria do Céu e Sílvio Sá.

Os torneios, em princípio, serão Ativos de 15 minutos e acontecerão a partir das 14:30 horas, com distribuição do Troféu Fernando Melo e 200 reais para o campeão do Grupo A, além da Medalha Fernando Melo e 100 reais para o campeão do Grupo B.

Na festa do Magistral teremos algumas novidades: a primeira delas é que Fernando Melo estará presente, proferindo o seu habitual discurso nos eventos da AXCV, porém, desta feita, discorrendo um pouco sobre si próprio, na sua longa trajetória de vida de 70 anos, muitos deles dedicados, claro, ao amor pela arte de Caíssa. 

Outra novidade é que todos os participantes serão convidados a usarem a Abertura Bird na primeira partida que jogarem com as brancas, em reverência à predileção de Melo por essa abertura, que já virou folclore no nosso meio. A adesão, claro, será espontânea e aqueles que toparem sair com 1.f4 vão concorrer à inscrição gratuita no VII Memorial Bobby Fischer, em 2016! 

É isso aí! Esperamos que tenhamos no domingo uma grande festa, celebrando, por meio da homenagem em vida a Fernando Melo, o xadrez, que nos une e nos fascina! Por fim, lembramos, que não será cobrada taxa de inscrição para os torneios, claro! Afinal, todos os jogadores são convidados da AXCV. Pedimos, entretanto, que sejam levados relógio e jogo de peças, a fim de viabilizar a realização do evento.

3 comentários:

  1. Vida longa a Fernando Melo e um ótimo evento a todos.

    ResponderExcluir
  2. Vai ser um duelo de leões do xadrez paraibano, onde cada um entra com força total,
    para homenagear o aniversariante. E eu, como capivara, vou estar nesse meio,
    voando na Bird. Mas, o importante é que vamos nos unir formando um único elo que
    convergirá para um só ponto e aí não haverá força que rompa esse elo porque ele é
    feito de paixão: paixão pelo xadrez.

    ResponderExcluir