terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Fernando Melo: Chiquinho é o Melhor!

A coluna semanal de xadrez que Fernando Melo (foto) mantém há alguns anos no Jornal Correio da Paraíba talvez seja o último suspiro do seu interesse em continuar envolvido mas diretamente com os assuntos da arte de Caíssa. Tomara que essa chama continue acesa, pois cremos que esse espaço (talvez a única experiência do gênero em todo o país) é de fundamental importância para manter a nossa modalidade em destaque na imprensa, fato este que, além de ser um privilégio nosso, permite a visibilidade do xadrez principalmente para aqueles que ainda não o descobriram. 

Veja abaixo a reprodução do texto da edição de hoje, onde Melo destaca a vitória de Cavalcanti no Ativo Reino de Caíssa:

"Caso nos fosse perguntado quem é o melhor jogador do mundo de todos os tempos, o melhor do Brasil e o melhor da Paraíba, teria a resposta na ponta da língua: Fischer, Mequinho e Chiquinho. Posso dizer que conheço um pouco a história do xadrez da Paraíba, desde os tempos memoráveis de Fernando Marinho e Jeová Mesquita, de Frank Lins e Ivson Miranda, e dos MF's Luismar Brito e Francisco Cavalcanti. Este último, pelos seus gloriosos feitos, é um capítulo a parte. O que me leva a afirmar: Francisco de Assis Cavalcanti foi e é o melhor jogador da Paraíba! A sua vitória, sábado passado, ao conquistar o Troféu Reino de Caíssa é mais um feito na sua brilhante carreira. Na foto, Cavalcanti recebe das mãos do diretor do torneio Fernando Sá, presidente da Academia de Xadrez Caldas Vianna, o Troféu Reino de Caíssa. Esse evento foi para comemorar os 4 anos do Blog Reino de Caíssa."

4 comentários:

  1. HÁ MUITO TEMPO QUE CAVALCANTI É O MELHOR DA PARAIBA PELO SEU HISTÓRICO ENXADRISTICO. AOS 15 ANOS, EMPATOU COM GM AMERICANO NUMA SIMULTÂNEA. GANHOU UMA SEMI FINAL EM GOIÁS EM 1987 OU 1989 VENCENDO TODOS OS PAULISTAS, SEM NENHUM EMPATE. E ENTRE OUTRAS VITÓRIAS MARCANTES AO LONGO DOS ANOS....

    ResponderExcluir
  2. EU, PARTICULARMENTE, NO MEU ENTENDIMENTO, JÁ ACHO O MF LUISMAR DE BRITO, A DIFERENÇA É QUE UM TEM INCENTIVO DO EXECUTIVO, PODE SE PREPARAR MELHOR, ENQUANTO O OUTRO NÃO TEM INCENTIVO DE NADA, TEM QUE CORRER ATRÁS, É PURO TALENTO...

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente, Fernando. Em termos desportivos, de resultados, e também quando levamos em consideração a longevidade dos desempenhos, não há dúvidas que Chiquinho é o melhor enxadrista da história da Paraíba. Em termos de habilidade inata,porém, ele tem na história dois riavia à altura - Luismar e Frank. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Chiquinho é um dos jogadores mais talentosos que eu já conheci. Seu talento aliado a sua memória fenomenal, o torna um oponente mais do que respeitável.

    ResponderExcluir