sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Aniversário do Reino de Caíssa

Há exatos 4 anos, no dia 01 de fevereiro de 2009, nascia o blog Reino de Caíssa, com a sua primeira postagem (vejam aqui)! A iniciativa partia de meu pai, Fernando Melo (foto), ao sentir a necessidade de um canal na internet para divulgar as atividades da então organização Reino de Caíssa, composta por Fernando Melo, Gilvando Carvalho, Ivanilsom Pereira e  Marcelo Souto, que promovia torneios e movimentava intensamente o xadrez na nossa capital. Contando com a preciosa ajuda do jovem Arthur Olinto, a quem Melo recorreu para entender o funcionamento de um blog, surgia este espaço, batizado com o mesmo nome da organização daquele quarteto de outrora. Com a efervescência de acontecimentos enxadrísticos na região, a participação cada vez maior de jogadores nesses encontros e a disposição de seu autor para estabelecer contatos com muitas personalidades do xadrez nacional, o blog ganhou vida e foi conquistando adeptos por toda a parte, ultrapassando as fronteiras da Paraíba e mesmo do Nordeste, para alcançar leitores de vários recantos do Brasil. Hoje o grupo que originou o Reino de Caíssa não existe mais como tal, porém o seu trabalho certamente foi a semente para as grandes conquistas alcançadas na história recente do xadrez paraibano, entre elas o incrível salto no número de jogadores com Rating FIDE que conseguimos ter nesse curto período de quatro anos, bem como a consolidação deste blog, que fez  a expressão Reino de Caíssa ser talvez conhecida em boa parte do nosso país. Grande parte do prestígio de que o blog parece dispor deve-se também às inúmeras ilustrações e fotos que acompanham suas matérias. Nesse sentido, merece especial destaque a generosa contribuição de Klebber Maux, que se tornou um parceiro nosso, doando-nos os seus melhores clicks! O Reino de Caíssa conta hoje com a minha direção, após o recente afastamento de meu pai das atividades enxadrísticas, para explorar os mistérios da vida espiritual. É um esforço hercúleo manter a vivacidade e a credibilidade que este espaço conquistou! Muita renúncia tem sido necessária para assumir esta tarefa, cunhada pelo amigo Igor Macedo como uma missão de vida, quando soube da nossa iniciativa de manter o blog ativo! O prazer proporcionado pelo reconhecimento dos leitores e pela paixão ao nobilíssimo jogo, contudo, recompensam todo o trabalho! Esperamos continuar recebendo o apoio dos amigos enxadristas! O momento atual é muito rico em atividades enxadrísticas aqui e alhures. Não há de faltar boas manchetes para o nosso blog. Obrigado a todos por constituírem o REINO DE CAÍSSA! Vamos em frente! Gens una Sumus! 

5 comentários:

  1. Feliz Aniversário Reino de Caíssa! E que este espaço tão gostoso do xadrez tenha longa duração.
    Agradeço aos Fernandos, pai e filho, a disponibilidade deste blog para contribuir para o crescimento do xadrez de forma positiva.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Reino de Caíssa - esse blog que tornou-se indispensável aos enxadristas do Brasil e que é a voz do "Continente Nordestino"!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns aos Fernandos ! Este Blog é um orgulho e um porto seguro dos amantes da nobre arte!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao blog Reino de Caíssa !!!
    Reino este tão bem historicamente relatado acima pelo Fernando Sá... graças aos sonhos, determinação e paixão pelo jogo-arte os abnegados criadores (que tive o prazer de estar presente) conseguiram plantar esta semente que brotará muitos frutos enxadrísticos.
    Frutos estes que serão cada vez mais saboreados por todos que conhecem o valor da nossa paixão, não só do NE mas todos desse nosso querido Brasil.
    Essa é do Confúcio filosofo chinês: “ a humildade é base mais solida de todas as virtudes” tenho certeza absoluta que foi acreditando nessa verdade que nasceu o “Reino de Caíssa” e quiçá se perpetuará.
    Fernando Sá mais uma vez parabéns por sua abnegada direção.

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS AO REINO DE CAISSA POR SEU ANIVERSÁRIO. O XADREZ PARAIBANO ESTAVA ENTREGUE AS " BARATAS" O REINO DE CAISSA AO LONGO DA SUA TRAJETÓRIA DESDE O NASCEDOURO ATÉ A PRESENTE DATA, FEZ NASCER NÃO SÓ O XADREZ PARAIBANO. FEZ NASCER O NORDESTE FORTE EM COMPETIÇÕES DE TORNEIOS EM SUAS DISPUTAS ACIRRADAS. JOGADORES FORTES PELO NORDESTE TEMOS DE PESO E FOI ATRAVÉS DO BLOG QUE A CADA COMPETIÇÃO VAI FICANDO MAIS DIFICIL AS DISPUTAS ENXADRISTICAS. A ORDEM É NÃO RECUAR E TEREMOS JÁ EM BREVE UM FORTE TORNEIO A SER REALIZADO NO MÊS DE MARÇO DO CORRENTE ANO.

    ResponderExcluir