sábado, 2 de março de 2019

Por quê Machado de Assis?

Por Fernando Melo

Jogo de xadrez que pertenceu a Machado de Assis
É amor antigo! Foi pelos idos do distante 1956 que comecei a dar os primeiros passos diante de um tabuleiro de xadrez. Um pouco mais tarde,em 1962, aos 17 anos,  fui descobrindo a literatura, e logo estava lendo Balzac, Machado de Assis, Shakespeare, Dostoiévski e tantos outros.

Os anos foram passando e em 1973, já casado com Dona Ana e pai de Silvio e Fernando Sá de Melo, com o apoio do meu saudoso cunhado Abdias Sá, fundei a Academia de Xadrez Caldas Vianna. Na verdade, e aí vem meu primeiro contato com a junção xadrez+literatura, a intenção era chamar a Academia de Machado de Assis, mas eu não tinha a base  e a experiência de vida que tenho hoje e me faltou coragem, porque podia parecer uma "forçada de barra" dar o nome  de um escritor de romances a um clube de xadrez.

A vida é feita de momentos. Foram precisos 46 anos para que eu reparasse essa "injustiça" com Machado de Assis. Com a autoridade de presidente da Federação Paraibana de Xadrez e em conversa com o vice-presidente e diretor financeiro Genildo Gomes, que me questionava da necessidade de fazermos mais um Aberto do Brasil, resolvi aceitar com uma condição: o torneio teria que se chamar Memorial Machado de Assis, o que foi aceito de pronto.

Mas por quê Machado de Assis? Não é nenhum exagero eu afirmar que Machado de Assis é o enxadrista mais ilustre da história de nosso país! Ele foi o primeiro intelectual brasileiro, já consagrado,  a participar do primeiro torneio de xadrez realizado  no Brasil. Ele é o primeiro problemista de xadrez do Brasil. 
O que mais me emociona é o fato de ter descoberto que sua aproximação com Carolina Novais, uma portuguesa que veio a ser sua esposa por 35 anos, até a morte desta, e que deu com seu amor a Machadinho, como ela o chamava, sentido à vida do maior escritor brasileiro de todos os tempos, tem no xadrez alguma influência. É o que veremos na segunda parte deste artigo.  (continua)

2 comentários:

  1. Belíssimo artigo, Fernando Melo. Aguardo ansioso a segunda parte. Felicitações.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado,Mestre Salomão Rovedo. A segunda parte já está à disposição .Leia com a estima que você me dedica e que muito me honra. Forte abraço!

    ResponderExcluir