domingo, 16 de dezembro de 2018

Vontade de vencer!

Por Fernando Melo


Terminou o ano de 2018 para a Federação Paraibana de Xadrez com a sensação do dever cumprido! No jardim foram colhidas muitas flores, apesar de alguns espinhos que podiam ser evitados se fosse maior a solidariedade  de alguns que precisam ver o esforço dos dirigentes da FPBX nessa sua determinação hercúlea de popularizar o xadrez na Paraíba.

Um grande incêndio pode ser eliminado se milhares, centena de milhares  de andorinhas se unirem trazendo água em seus frágeis bicos e despejarem no local em chamas.

Assim, no xadrez paraibano, se as lideranças das cidades, como a de Edillon, em Pedras de Fogo, manifestarem interesse em ajudar, de verdade, o xadrez no Estado vai crescer muito e será respeitado em todo o Brasil.

Fomos para Pedras de Fogo confiantes. Quando digo fomos, falamos da Diretoria Executiva, que tem nosso vice presidente e diretor financeiro, Genildo Gomes, o pilar central dessa luta da FPBX. O mesmo se diga do AR Ivanilson Pereira, diretor técnico. Incansáveis, eles me proporcionam a segurança que preciso para ir em frente nessa jornada que esta completando um ano.

Dirigentes e participantes da Semifinal do Paraibano 2018, em Pedras de Fogo
Ontem em Pedras de Fogo, tivemos a melhor das acolhidas, a começar pelo local. Uma biblioteca refrigerada, espaço para a prática do xadrez, o calor humano do diretor da Biblioteca Municipal Alcides Carneiro, Wandeir Araújo, e da auxiliar de serviço Maria da Penha Xavier, que nos serviu um café que lembrava muito o de Dona Ana. O apoio incondicional do mestre Edillon Lima, do secretário de Cultura Alisson Nunes, que na ocasião representou o prefeito Derivaldo dos Santos, e que patrocinou os troféus e medalhas.

Foram 14 jogadores. Esperávamos no mínimo 30. sendo 6 de João Pessoa (Genildo Gomes, Alexandre Cesar, Marcello Urquiza, Ubirajara Barros, Waldemiza Gurgel, Luiz Antonio Tomaz, Alejandro Gonzales, 4 de Pedras de Fogo (Edillon Lima, Nilo Neto, Jean Lima e Emmanuel Santos) e 3 de Campina Grande (Evandro Rodrigues, Fabson Palhano e  Walber Chaves).

Numa rápida prestação de contas, foram arrecadados R$ 330,00, com a despesa de Rs 194,00 (incluindo taxas da FIDE/CBX e arbitragem) com um saldo de R$ 136,00. Muito pouco para um universo de enxadristas que tem a Paraíba. Fala-se que daria mais gente se houvesse premiação em dinheiro. Se a FPBX não ofereceu prêmio em dinheiro é porque  entendeu não ser conveniente no momento,porque era preciso fazer caixa para a premiação da Final do Paraibano. Mas será esse o amor que se tem ao xadrez? É preciso um trabalho de formiguinha para se mudar essa cultura mesquinha de que o dinheiro vale tudo! Pobre de um pais que a cultura (xadrez é cultura) esteja submissa pelo vil metal.  Não se planta uma árvore dessa forma, ela apodrece antes de criar raízes!

É bom que se esclareça que esperávamos uma melhor arrecadação, porque a FPBX resolveu premiar com 800 reais os dois jogadores da Final do Paraibano em match de 3 partidas, que será realizado em janeiro próximo, na Academia de Xadrez Caldas Vianna, na segunda metade de janeiro, podendo ser no dia 19 ou 26. A FPBX está em entendimentos com o atual campeão paraibano, Doriedson Lemos, e com seu desafiante, Luiz Tomaz, para a conveniência da data.

OBS: Se alguma cidade paraibana quiser patrocinar essa Final, pode entrar em contato comigo, até terça-feira, dia 18. Mas em princípio teremos essa Final em João Pessoa, no local já citado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário