quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

A jogada do ano!



Muitos nomes do xadrez profissional, a exemplo de Judit Polgar, Rafael Leitão, Leontxo Garcia, não pouparam adjetivos pata exaltar este lance fulminante de Carlsen, 50.Dh6+ !! na quarta partida do tie-break, diante de Karjakin que abandonou de imediato! Para mim, é a jogada do ano, mais sensacional do que o incrível 52...a2!! de Karjakin na oitava partida! 

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Com certeza. O netinho de Fernando veria Dh6. Agora o a2 é só para os profissa.Abs.

      Excluir
    2. A questão é que antes do xeque com Tc8+, Carlsen já visualizava ou intuía a vitória, pois senão estaria perdido, ante a rede de mate que Karjakin armou com suas peças pesadas na segunda linha. Ou seja, quando ele jogou Tc8+, já sabia que Bf8, conduziria a um mate em 8(!) segundo o computador, e que Rh7, levaria um Dh6! Duvido que os meros mortais antes de jogar Tc8+ já estivesse visualizando o Dh6+ ou toda a sequência de mate contra Bf8, e mais ainda com pouco tempo no relógio. Coisa para gênios e não para simples "profissas"!

      Excluir
    3. Absolutamente certo. Não sei o motivo de MC ser detestado por alguns. Ele caminha a passos largos para ser o melhor de todos os tempos. Sorte nossa sermos contemporâneos dele e podermos vê-lo em ação. Dh6+ foi deslumbrante. Duvido que algum de nós veria a sequência desse lande, com um ou dois minutos. A simplicidade da genialidade !!!!!!!!!!!!!!!!!! José Carvalho

      Excluir
  2. Mestre Fernando, ainda posso mandar uma partida pra sessão " a minha imortal"? Abraços, Luiz Tomaz.

    ResponderExcluir