domingo, 24 de julho de 2016

Fischer no US Champ

Por Fernando Melo

Bobby Fischer ainda não usava terno  
A partir de hoje vamos contar para vocês como foi a participação de Bobby Fischer no Campeonato dos Estados Unidos. Ele jogou oito vezes e oito vezes ele ganhou! A primeira participação foi em Nova York, no Campeonato de 1957/58, que começou no dia 17 de dezembro e terminou no dia 8 de janeiro de 1958. Fischer tinha então 14 anos feitos!

Foram 14 jogadores, todos de alto nível, já que o campeonato americano classificava diretamente dois jogadores para o Interzonal. Para se ter uma ideia da força desse campeonato, na América do Sul, vários países faziam o zonal para classificar dois para o Interzonal, incluindo aí Argentina, Brasil, Peru, Paraguai, Uruguai. Na década de 80 assisti um Zonal, em Fortaleza, no qual estavam entre outros o argentino Oscar Panno. Portanto, o campeonato americano, que tinha força de zonal, reunia o que tinha de melhor no país.  

Fischer terminou em primeiro com 10,5 pontos em 13 possíveis. Em segundo veio Samuel Reshevsky, com 9,5 pontos. Fischer ganhou oito partidas e empatou cinco, terminando assim invicto. Das sete vezes que jogou com as brancas, ele usou o seu favorito 1.e4 por cinco vezes e duas vez o 1,Cf3 (Abertura Reti), tendo vencido 5 e empatado 2. Das seis vezes que jogou com as negras, conseguiu 3 vitórias e 3 empates. Enfrentou duas vezes o 1.e4, três vezes 1.d4 e uma vez 1.Cf3.

 CONTINUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário