domingo, 19 de julho de 2015

Haja paciência!


Você jogar uma partida com 40 lances é normal. Com 80 é um pouco fora do normal. E o que dizer de uma partida com 269 lances? Tá de brincadeira! Existiu sim, e está registrada no Guinnees Book. Foi jogada em Belgrado 1989, entre Ivan Nokolic e Goran Arsovic e teve a duração de 20 hpras e 15 minutos. No diagrama ao lado, temos a posição de um dos momentos finais da partida, que terminou com as brancas tendo a vantagem de um bispo, mss nao conseguiu vencer, uma vez que terminou em empate. Eu vi uma partida demorar. Foi jogada em 1976, aqui em João Pessoa, no Brasileiro, entre o paraibano Ivson Miranda e o paulista Cécero Braga. Durou 11hs30m!

3 comentários:

  1. Estranho como a partida tenha chegado a esse número de lances, sem movimento de peões ou sem captura de peças, dentro de 50 lances, situações que determinam o empate. A não ser que nesse tempo as regras fossem outras.

    ResponderExcluir
  2. Boa observação, Fernando Sá! E posso asseverar o seguinte: essa regra do empate em 50 lances já existia na época em que foi disputada essa partida, pois encontra-se registrada no clássico manual "Xadrez Básico", do Dr. Orfeu Gilberto D'Agostini, cuja primeira edição data de 1954.

    ResponderExcluir
  3. Um detalhe curioso: fui consultar a referida partida na internet, e verifiquei que a última captura ocorreu na jogada de número 167 (Bxd5), tendo as Brancas o lance. A partir desse momento, os dois jogadores efetuaram ainda 102 lances, no decorrer dos quais não houve nem captura, nem avanço de peão. Portanto, a partida já poderia ter sido declarada empatada desde o lance número 217!!
    Eis o link para acessar a partida no site chessgames: http://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1268705.
    Uma pequena ressalva: o sobrenome correto do condutor das brancas é Nikolic.

    ResponderExcluir