quarta-feira, 8 de julho de 2015

Caruana reina em Dortmund!

Nisipeanu (3º), Caruana (1º) e So (2º), pódio em Dortmund
(Foto: Chessbase)

Terminou no último domingo o Sparkassen Chess-Meeting, em Dortmund, na Alemanha. O campeão foi o GM Fabiano Caruana (EUA), que vez valer sua condição de melhor pré-ranqueado do evento, chegando em primeiro lugar, com boa folga de 1,5 pontos de vantagem sobre o segundo e terceiro lugares, Wesley So (EUA) e Liviu Nisipeanu (ROM), respectivamente.

Caruana, contudo, sofreu sua sua única derrota, para um de seus oponentes mais fortes, o número 3 da competição e seu "compatriota", Wesley So. No mais, foram 5 vitórias e 1 empate, desempenho este que Caruana não vinha conseguindo nos últimos eventos, que eram, a bem da verdade, bem mais fortes do que este de Dortmund. Isso mostra que a força do Elo geralmente prevalece mesmo, quando os adversários não estão no mesmo patamar dos principais ranqueados da prova.

Com sua performance, Caruana soma +11 de rating e deve alcançar 2808 no seu Elo vivo, recuperando-se um pouco da queda que vem sofrendo desde outubro do ano passado, e se aproximando de Nakamura (2814),  Topalov (2816) e Anand (2816).

Vendo o que ocorreu em Dortmund, ficamos com a impressão de que Carlsen (2853) bem que poderia utilizar como estratégia a participação em torneios de categoria um pouco abaixo daqueles nos quais usualmente se faz presente. Veríamos mais vezes o campeão em ação e, mesmo potencializando os riscos, suas chances de acumular pontos no Elo, ainda que a conta-gotas, poderia ajudá-lo a se aproximar dos 2900.

Fonte: Chessbase

Nenhum comentário:

Postar um comentário