segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Sochi - Foi crueldade de Carlsen?

Como vem sempre acontecendo em Sochi, Anand olha para Carlsen durante as partidas. Sem recíproca!

A sétima partida do match de Sochi, ocorrida hoje, foi a mais longa do confronto entre Carlsen e Anand e deu o que falar! A defesa berlinense da Abertura Ruy Lopes, com breve troca das damas, foi a linha adotada por Anand, que, após passar alguma dificuldade, sacrificou um bispo por dois peões, para obter melhores chances de empatar o final. 

A divisão do ponto acabou mesmo acontecendo, mas somente após uma luta inglória do campeão mundial para tentar vencer, de brancas, um interminável final, que podemos dividir em duas partes. 

O primeiro momento aconteceu a partir do lance 33. Txe5, quando Carlsen ficou com torre, cavalo e dois peões contra torre e quatro peões de Anand. Muito se especulava nos comentários ao vivo sobre a vantagem do exército branco, que, com a reconhecida precisão do norueguês, haveria de culminar com mais uma vitória do campeão mundial. 

A propósito, o computador Houdini acusava vantagem ao redor de 1 ponto para Carlsen, a essas alturas. Alguns espectadores ilustres também opinavam no twiter, a exemplo dos GM's Anish Giri e Harika Dronavalli. que previam um longo embate pela frente ainda,  o que de fato aconteceu.



Porém, o destaque foi o comentário do GM Fabiano Caruana, que tratou de criticar aqueles que superestimavam as chances de vitória das brancas, acreditando ele que o empate era o resultado mais provável naquela altura. 

A partida prosseguiu até o lance 104 (!), quando todos os peões foram capturados e restaram apenas torre e cavalo das brancas contra torre das negras, o que aqui reputamos como a segunda parte do final. O empate era evidente, já que nesse nível uma posição assim é tida como impossível de prosperar para quem detém a vantagem material. 

Carlsen, porém, continuou jogando até o longínquo e derradeiro lance 122, apesar dos repetidos olhares de Anand, fato frequente neste match, como que esperando o reconhecimento da situação pelo seu oponente. A propósito, Carlsen, ao contrário, nunca olha para Anand durante as partidas! 

Por outro lado, poderíamos perguntar também por que o indiano não ofereceu o empate (se é que não ofereceu!)? Estranho que na elite essa prática não seja muito observada. Se assim foi, será que Anand, conhecido por sua gentileza, foi respeitoso com Carlsen, já que apenas este poderia pretender algo mais na partida? E o jovem Carlsen teria sido cruel, prolongando a partida o quanto pôde, para cansar o não tão jovem Anand para a sequência do match? Ou o campeão apenas exerceu o seu direito de buscar a vitória a todo custo?

Bom, a despeito de quem seja o mocinho ou o vilão, o fato é que o enredo desse filme tem agradado bastante a seu público, que espera, ansioso, para ver como essa história vai acabar!

O placar agora é de 4x3 pró-Carlsen. Restam 5 partidas, com o campeão tendo as brancas em mais 2 oportunidades, enquanto o desafiante joga com essas peças em 3 confrontos.

(P.S. A imagens desta postagem foram extraídas da transmissão ao vivo do site oficial.)

Um comentário:

  1. Carlsen também cansa Fernando. A insatisfação por não ver o math já decidido também provoca inquietação no campeão. Vai que em uma dessas ele erra (como já aconteceu); o indiano empata e como é que fica? Abs. Zirpoli

    ResponderExcluir