quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

IV MBF - Inscrições até esta sexta!

Nesta sexta-feira, dia 01/03 encerram-se as inscrições para o IV Memorial Bobby Fischer, que será realizado no Hotel Xenius, em João Pessoa, entre os dias 15 e 17/03. Vejam como garantir sua participação nesse importante evento do xadrez paraibano, consultando o Regulamento no site www.klebmauxdias.blogspot.com.br. No sábado, dia 02, esperamos receber do Diretor do Torneio, Klebber Maux, a relação dos inscritos para a divulgação aqui no blog. Tomara que o seu nome esteja nessa relação!

Brasileiro: Um novo Mequinho?

Dizíamos que, nessa 5ª rodada da Final do Brasileiro, o CM Vitor Roberto tinha tudo para se manter invicto e na liderança do campeonato. Não deu outra! Ele venceu nesta tarde Seiji Furucho e agora aparece isolado na ponta da tabela de classificação, com 4,5 pontos (veja o quadro abaixo). É o único que ainda não perdeu nessa Final, pois o MI Evandro Amorim Barbosa, o outro invicto até então, foi vencido por Yago Santiago. Os outros nordestinos, Iack Macedo e Luismar Brito perderam novamente e se distanciam das primeiras colocações. Amanhã teremos a 6ª rodada, de um total de onze. Portanto, chegamos a mais da metade do torneio com um jovem de 16 anos, penúltimo pré-rankeado do evento, rating de 2089, ocupando a primeira colocação com 4,5 pontos em 5. Fantástico! Será ele um novo Mequinho? 


Torneios no NE - Programe-se!



IV Memorial Bobby Fischer
15, 16 e 17 de março de 2013
João Pessoa (PB)
XVI Torneio de Xadrez 
Cidade de Esperança
27 e 28 de abril
Esperança (PB)



XVII Mem. Cel. PM Francisco Alves - Aberto do Brasil
17 a 19 de maio
Fortaleza (CE)



Campeonato Paraibano Absoluto
31 de maio a 2 de junho
(Só para paraibanos)
João Pessoa (PB)



VI Memorial Governador Miguel Arraes - Nordestão 2013
6 a 9 de junho
Recife (PE)

Final do Brasileiro - O líder empata

Krikor venceu Luismar 
Depois de vencer as 3 primeiras rodadas, o CM Vitor Roberto Carneiro Castro empatou hoje com Felipe Menna Barreto e agora divide a liderança com o MI Evandro Amorim Barbosa, que venceu o MF Iack Macedo. Ambos estão invictos na competição até aqui, com 3 vitórias e 1 empate. O MF paraibano Luismar Brito perdeu para o GM Krikor Mekhitarian. Já o MI pernambucano Yago Santiago venceu na rodada e mais uma vez consegue se recuperar depois de um tropeço no torneio. No momento ocorre a 5ª rodada e, pelo que temos visto até aqui, Vitor Roberto tem boas chance de seguir invicto e na liderança da competição. 

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

IV Memorial Bobby Fischer - Aviso

Lembramos aos interessados em participar do IV Memorial Bobby Fischer que para efetuar a inscrição nesse torneio basta efetuar o pagamento por via bancária e enviar os dados requeridos para o e-mail do Diretor Klebber Maux, até a próxima sexta-feira, dia 01/03, conforme informações constantes no Regulamento. O valor geral da inscrição é de R$ 100,00 (cem reais). A taxa é diferenciada apenas em relação a algumas das cotas definidas no Regulamento, para as quais há necessidade de requerê-la por e-mail ao Diretor, com vistas a se apurar sua disponibilidade. Portanto, de regra e para comodidade dos interessados, não há necessidade de contato telefônico com a direção, a fim de se efetuar a inscrição no IV Bobby Fischer.

Sábado tem Ativo no Gurgel


No próximo sábado, dia 02/03, haverá o III Torneio Ativo do ano de 2013 no Clube de Xadrez Gurgel, a partir das 14:30hs, aberto para todos os interessados, sem restrição de rating. O ritmo de jogo será de 20 minutos nocaute. A inscrição para os jogadores que não são sócios do Clube é de 15 reais. Haverá premiação para os três primeiros colocados e para o melhor sócio, além de medalhas até a 10ª colocação. O endereço do Clube e os telefones de contato estão na imagem acima. Compareça e prestigie mais um evento da nossa querida Valdemiza Gurgel!

Final do Brasileiro - Quem é Vitor Roberto?

fonte: site www.revistameiojogo.com

A comunidade enxadrística brasileira que vem acompanhando a 79ª Final do Brasileiro Absoluto, em Montenegro (RS), deve está se perguntando quem é Vitor Roberto Castro Carneiro (foto), o atual líder da competição, com 3 vitórias em 3 jogos! Esse jovem paulista que carrega a sigla CM (Candidato a Mestre) completou 16 anos no último dia 17/02 e detém o título de Campeão Brasileiro Amador, conquistado no início desse mês, em São Paulo. O talentoso Vítor já coleciona resultados importantes no embate contra fortes jogadores, a exemplo de empates com o GM Everaldo Matsuura e o MI Roberto Molina, ambos no ano passado. Agora, em Montenegro, Vitor, que é apenas o 11º pré-rankeado do torneio (de um total de 12 jogadores), já venceu o MI Yago Santiago, o MF Flávio Olivencia e, hoje, bateu o MF Luismar Brito. Vai fazendo história esse garoto! A merecer destaque também, nessa 3ª rodada, a vitória de Iack Macedo e a segunda derrota de Yago Santiago, que tem oscilado bastante o seu desempenho até aqui.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Inscrições para o Bobby Fischer vão até sexta!


As inscrições para o IV Memorial Bobby Fischer se encerram na próxima sexta-feira, dia 01 de março. Os interessados devem pagar a taxa através de depósito ou transferência bancária para a conta do Diretor do Torneio, Klebber Maux, enviando comprovante e outros dados de identificação para o e-mail de Klebber. 

O evento que vai valer Rating CBX e FIDE, com distribuição de 3.000 reais em prêmios, ocorrerá entre os dias 15 e 17 de março, no Hotel Xenius, em João Pessoa. 

Para maiores informações, consulte aqui o Regulamento. O MF baiano Paulo Jatobá (foto) já confirmou presença no Memorial.

Fernando Melo: Chiquinho é o Melhor!

A coluna semanal de xadrez que Fernando Melo (foto) mantém há alguns anos no Jornal Correio da Paraíba talvez seja o último suspiro do seu interesse em continuar envolvido mas diretamente com os assuntos da arte de Caíssa. Tomara que essa chama continue acesa, pois cremos que esse espaço (talvez a única experiência do gênero em todo o país) é de fundamental importância para manter a nossa modalidade em destaque na imprensa, fato este que, além de ser um privilégio nosso, permite a visibilidade do xadrez principalmente para aqueles que ainda não o descobriram. 

Veja abaixo a reprodução do texto da edição de hoje, onde Melo destaca a vitória de Cavalcanti no Ativo Reino de Caíssa:

"Caso nos fosse perguntado quem é o melhor jogador do mundo de todos os tempos, o melhor do Brasil e o melhor da Paraíba, teria a resposta na ponta da língua: Fischer, Mequinho e Chiquinho. Posso dizer que conheço um pouco a história do xadrez da Paraíba, desde os tempos memoráveis de Fernando Marinho e Jeová Mesquita, de Frank Lins e Ivson Miranda, e dos MF's Luismar Brito e Francisco Cavalcanti. Este último, pelos seus gloriosos feitos, é um capítulo a parte. O que me leva a afirmar: Francisco de Assis Cavalcanti foi e é o melhor jogador da Paraíba! A sua vitória, sábado passado, ao conquistar o Troféu Reino de Caíssa é mais um feito na sua brilhante carreira. Na foto, Cavalcanti recebe das mãos do diretor do torneio Fernando Sá, presidente da Academia de Xadrez Caldas Vianna, o Troféu Reino de Caíssa. Esse evento foi para comemorar os 4 anos do Blog Reino de Caíssa."

Torneio de Esperança - Mais informações


Vejam novas informações, enviadas por Joaquim Virgolino, sobre o XVI TORNEIO CIDADE DE ESPERANÇA - Troféu Dr. Jovany Medeiros, que acontecerá nos dias 27 e 28 de Abril de 2013, em Esperança - PB:

- Local: Associação das Amigas do Lar de Esperança (AALE) - Rua Manoel Rodrigues de Oliveira, 354, Centro, Esperança - PB

- Árbitro: Ivanilsom Pereira da Silva.

- Tempo de Reflexão: 1 hora nocaute.

- Regra de Bilbao: Vitoria: 3 pontos; Empate: 1 ponto; Derrota 0 ponto.


O Lance de Arthur!



Veja o diagrama abaixo. À primeira vista parece que a partida terminará empatada, visto que a coroação do peão branco é contida pelo xeque negro com Tc2, capturando-se a Dama, não tendo as brancas como impedir a troca de sua torre pelo peão negro que caminha para a coroação. 


Essa posição aconteceu na partida entre Arthur Olinto e Ednaldo Lima, no último sábado pelo Ativo Reino de Caíssa. Vendo assim a posição e sabendo-se que ela tem algo de especial, até que é fácil achar o ganho. Difícil, porém, é encontrar o lance na partida viva, quando ambos os contendores estão já nos minutos finais. 

Pois bem, o lance de Arthur foi Tg4!! + – e o final é ganhador, pois se Rxg4 a promoção do peão branco é com xeque e a captura da torre negra, é questão de simples técnica. Se a torre branca não é capturada, o peão branco é coroado e as negras não podem tomá-la com xeque em c2, ante o lance Tc4 das brancas. Boa Arthur!  

Mais Surpresas na Final do Brasileiro!

Yago vence Krikor, em Montenegro (RS)
Há algo de estranho em Montenegro! Na segunda rodada da Final do Brasileiro, ocorrida hoje nessa cidade gaúcha,  as surpresas continuaram, fazendo com que a força do rating fosse relativizada. O potiguar Iack Macedo (2408) perdeu para o catarinense Menna Barreto (2285). Já o pernambucano Yago Santiago (2405) recuperou-se da queda na primeira rodada e conseguiu bater o GM paulista Krikor Mekhitarian (2546), que vai sofrendo para fazer valer o seu natural favoritismo. O nosso Luismar Brito (2292), por sua vez venceu o catarinense Roberto Molina (2414). Completando o quadro de surpresas, o paulista Roberto Castro (2089) derrotou o gaúcho Flavio Olivencia (2211) e vai liderando a Final até aqui, com 2 pontos. Amanhã teremos a 3ª rodada, a partir das 15hs, quando Luismar Brito enfrentará o líder Roberto Castro. Conseguirá o paraibano parar a sensação do torneio? 

Surpresas na Final do Brasileiro

MF Luismar Brito: empate na 1ª Rodada

Ontem pela 1ª Rodada da 79ª Final do Brasileiro Absoluto de Xadrez, em Montenegro (RS), já aconteceram algumas surpresas. Talvez por causa da adaptação às condições da longínqua cidade do Sul, e a longa viagem até lá, para alguns dos competidores, alguns resultados foram inesperados. A principal surpresa pode ter sido a derrota do MI Yago Santiago (2405) para o paulista Roberto de Castro (2089). Também merecem destaque os empates de Iack Macedo e de Luismar Brito frente a adversários com expressivas diferenças de rating. O favorito da Final, o GM Krikor Mekhitarian, começou o evento empatando com o MI Evandro Barbosa, no encontro entre os dois melhores pré-rankeados. Hoje a partir das 15hs acontece a 2ª rodada.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Fotos do Ativo RC

























Aniversário de Rafael Cabral


Hoje quem aniversaria é o enxadrista pernambucano Rafael Cabral, que completa 22 anos de idade. Ontem, Rafael esteve aqui conosco participando do Ativo Reino de Caíssa e terminou em terceiro lugar, com os mesmos 5 pontos dos dois primeiros colocados, obtendo 4 vitórias e 2 empates. Rafael é um jovem talento nordestino e chama a atenção pela sua motivação para com o xadrez. Tem tudo para alçar grandes vôos na Arte de Caíssa! Parabéns, Rafael!  

Cavalcanti Vence o Ativo Reino de Caíssa



Terminou ontem, coroado de êxito, o Ativo Reino de Caíssa, em comemoração aos 4 anos deste blog. Promovido pela AXCV, o evento contou com 34 enxadristas de 3 Estados e foi extraordinariamente realizado no Hotel Ouro Branco, que ofereceu todas as condições para o sucesso do torneio.

O Campeão foi o MF Francisco Cavalcanti (PB), pré-rankeado n.º 1, que somou 5 pontos em 6, totalizando 4 vitórias e 2 empates. O vice-campeão foi Doriedson Lemos (PB), com uma bela campanha, desbancando outros fortes nomes do torneio e somando também 5 pontos, com 5 vitórias e 1 derrota. Na sequência, com premiação, vieram: 3º - Rafael Cabral  (PE); 4º - Evandro Rodrigues (PB), 5º - Benone Lopes (PE) e 6º - Carlos Capivara (PE).

Também foram premiados o melhor sócio da AXCV: Marcelo Souto (PB); o melhor jogador sem Rating FIDE: Rondinelle Pessoa (PB); e o melhor jogador com rating até 1900: Jailton de Lima (PB). Abaixo segue a classificação final do Ativo e fotos da premiação.

Agradecemos a todos que participaram deste evento, seja jogando, seja visitando o local de jogos, a exemplo de Maria do Céu, Rebeca Barros, Einsten Almeida, Joabe Bonfim, Téo Bonfim e Igor Macedo. Destacamos também a participação decisiva do árbitro, Klebber Maux, que agiu incansavelmente para garantir um novo local para a prova, em face do impedimento surgido de última hora para a utilização do espaço antes divulgado. O eficiente trabalho de Klebber para organizar adequadamente o salão de jogos foi também digno de louvor.

Findo este Ativo, ficamos com a sensação do dever cumprido e do fortalecimento do xadrez paraibano. A próxima parada é no IV Memorial Bobby Fischer, no Hotel Xenius, a partir de 15/03, no qual esperamos contar novamente com a participação de todos. Até breve!


(Obs: Rondinelle Pessoa não permaneceu para a cerimônia de premiação e receberá o prêmio de melhor jogador sem rating FIDE, oportunamente.)

Campeão: Cavalcanti (e) com Sílvio Sá
Vice-campeão: Doriedson duplamente premiado!
3º Lugar: Rafael Cabral (e) com Klebber Maux
4º Lugar: Evandro Rodrigues com o Vereador Paiva
5º Lugar: Benone (e) com Lúcio Pacífico
6º Lugar: Carlos Capivara (d)
Melhor Sócio AXCV: Marcelo Souto (d)
Melhor Jogador de Rating < 1900: Jailton de Lima (d)

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Prossegue o Ativo RC - 2 lideram!


Neste momento ocorre a quarta rodada do Ativo Reino de Caíssa. Na frente, com 3 pontos em 3 rodadas, estão Sílvio Sá e Carlos Capivara, que estão se enfrentando. O andamento do torneio pode ser acompanhado, via chess-results. Na foto, jogando o Ativo, o aniversariante do dia, Antonio Dutra, a quem parabenizamos. 

Ativo RC - Acompanhe no Chess-Results!

Acompanhe o andamento do Ativo Reino de Caissa no Chess-Results:


Ativo Reino de Caíssa - É hoje!

Chegou o dia! Daqui a pouco começa o Ativo Reino de Caíssa, em comemoração aos 4 anos deste blog. Estamos nos encaminhando para o Hotel Ouro Branco, local do torneio. Que tenhamos um belo evento! Até já! 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Ativo Reino de Caíssa - Tá chegando a hora!

Abaixo, a relação de enxadristas que já comunicaram participação no Ativo Reino de Caíssa. As inscrições encerram-se às 8:30hs deste sábado, no Hotel Ouro Branco, local do torneio.


Ativo Reino de Caíssa - Falta 1 dia

Estamos a 1 dia do nosso Ativo comemorativo dos quatros anos do Reino de Caíssa, neste sábado, dia 23/02. A festa vai ser legal! Tem um bocado de gente boa dizendo que vai jogar. Acesse aqui o regulamento do torneio e obtenha mais informações. Deixa eu chamar a atenção para os seguintes detalhes:


- O local do Ativo mudou para o Hotel Ouro Branco! Veja as notícias de ontem, aqui no blog;

- Hoje é o último dia para as inscrições antecipadas, via depósito bancário  (ver item 8 do regulamento). As inscrições, contudo, podem ser feitas até às 8:30hs de amanhã, no local de jogos;

- Hoje é o último dia para o pedido de bye ausente na 1ª rodada (ver item 9 do regulamento);

- O credenciamento dos jogadores e inscrições vão até 8:30h de amanhã. Mesmo os isentos da taxa da inscrição (sócios da AXCV) precisam se credenciar nesse prazo, a não ser que já tenham informado previamente sua participação por e-mail para samelojp@gmail.com;

- Em função da inesperada mudança do local dos jogos, a quantidade de vagas, que antes era de 100 jogadores, passou para 50 jogadores. Será dada prioridade para aqueles que já informaram sua participação no torneio, em seguida será obedecida a ordem de chegada;

- A primeira rodada deverá começar pontualmente às 9:00hs, com vistas a se garantir o fiel cumprimento do cronograma do torneio;

- Todos os participantes devem portar relógio e jogo de peças, sob risco de perder partidas, caso não haja sobra de material, a ser eventualmente cedido pelos demais competidores.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Ativo Reino de Caíssa - Faltam 2 dias

Para não perder a contagem regressiva, nem a animação (!), divulgamos que faltam dois dias para o Ativo Reino de Caíssa, que mudou o local de sua realização (veja notícia abaixo), passando para o Hotel Ouro Branco (foto), na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 431, Tambaú. A seguir, uma forma fácil de se chegar ao local:

- Segue-se pela Avenida Epitácio Pessoa (sentido centro-praia);

- No último semáforo, antes da praia, na esquina do Litoral Tambaú Flat, vira-se à esquerda na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes;

- Segue-se por cerca de 600 metros, quando encontra-se à esquerda, o Hotel Ouro Branco.

ATIVO REINO DE CAÍSSA - URGENTE

ATENÇÃO: RECEBEMOS HOJE UM COMUNICADO DO ÁRBITRO E PROFESSOR DO COLÉGIO MOTIVA, KLEBBER MAUX, RESPONSÁVEL PELA INDICAÇÃO DO LOCAL DO ATIVO REINO DE CAÍSSA, SEGUNDO O QUAL SURGIU UM IMPEDIMENTO LEGAL PARA O COLÉGIO SER ABERTO NO PRÓXIMO SÁBADO (vejam nota ao final da imagem ao lado).

ASSIM, CONFORME NEGOCIAÇÃO MANTIDA POR KLEBBER MAUX, O ATIVO REINO DE CAÍSSA SERÁ REALIZADO NO SEGUINTE LOCAL:


HOTEL OURO BRANCO
AV. NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES, 431
BAIRRO TAMBAÚ
FONE 40090100


PEDIMOS A ATENÇÃO DE TODOS OS INTERESSADOS PARA QUE SE MANTENHAM ATENTOS ÀS PRÓXIMAS NOTÍCIAS DESTE BLOG, POR MEIO DO QUAL PODEREMOS TRAZER MAIS ESCLARECIMENTOS. 

ESTAMOS TAMBÉM À DISPOSIÇÃO ATRAVÉS DO FONE 83-9971-2600. O ATIVO REINO DE CAÍSSA ESTÁ MANTIDO PARA O PRÓXIMO SÁBADO, A PARTIR DAS 8:30HS.




quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Ativo Reino de Caíssa - Faltam 3 dias

O Ativo Reino de Caíssa do próximo sábado, em homenagem aos quatro anos deste blog, terá também a participação já confirmada de José Marcelo Nogueira Souto, um dos sócios da AXCV e antigo membro do grupo que deu origem à organização Reino de Caíssa, cujo movimento permitiu o surgimento do blog. Na foto ao lado, o Troféu que será oferecido ao campeão do Ativo.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Ativo Reino de Caíssa - Faltam 4 dias


TORNEIO ATIVO REINO DE CAÍSSA

REGULAMENTO

1) DATA E LOCAL

Data: 23 de fevereiro de 2013
Local: Hotel Ouro Branco, Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 431, Tambaú, João Pessoa - PB
Fone do Local: (83) 4009-0100

2) REALIZAÇÃO, DIREÇÃO E ARBITRAGEM

Realização: Academia de Xadrez Caldas Vianna (AXCV)
Direção: Fernando Sá de Melo
Árbitro Geral: Klebber Maux Dias
Árbitro Auxiliar: Fernando Sá de Melo

3) OBJETIVOS

- Celebrar o Aniversário de 4 anos do blog Reino de Caíssa, ocorrido em 01/02/2013;
- Movimentar a Academia de Xadrez Caldas Vianna;
- Distribuir em prêmios o saldo financeiro do ano de 2012 da AXCV (R$ 643,00).

4) SISTEMA, RITMO DE JOGO E EMPARCEIRAMENTO

Sistema: Suíço em 6 rodadas
Ritmo: Ativo de 30 minutos
Programa de Emparceiramento: Swiss Manager

5) CRITÉRIOS DE DESEMPATE

1º - Confronto Direto (Código 11)
2º - Buchholz com corte do melhor e do pior resultado (Código 37)
3º - Buchholz sem corte (Código 37)
4º - Maior número de vitórias (Código 12)
5º - Maior número de vitórias com peças pretas (Código 53)

6) PROGRAMAÇÃO

08:30h - Encerramento das inscrições

09:00h - 1ª Rodada
10:10h - 2ª Rodada
11:20h - 3ª Rodada

14:30h - 4ª Rodada
15:40h - 5ª Rodada
16:50h - 6ª Rodada

18:00h – Premiação

7) PREMIAÇÃO (R$ 1.100,00)

1º Lugar: R$ 300,00 + Troféu
2º Lugar: R$ 200,00
3º Lugar: R$ 100,00
4º Lugar: R$ 90,00
5º Lugar: R$ 80,00
6º Lugar: R$ 70,00

Melhor Sócio da AXCV: R$ 100,00
Melhor jogador Rating  < 1900: R$ 100,00
Melhor jogador sem Rating: R$ R$ 60,00

(Obs.: Os prêmios não serão cumulativos)

8) VAGAS E INSCRIÇÃO

As vagas estão limitadas em 50 (cinquenta) participantes.

Inscrição:
Sócios da AXCV em 2012: isentos
Sócios da AXCV em 2013: isentos (se em dia com as mensalidades)
Outros: R$ 30,00 (trinta reais)

A inscrição poderá ser paga até às 08:30hs do dia 23/02/2013, no local do evento, ou por meio de depósito ou transferência bancária, para a conta abaixo e envio do comprovante para o e-mail samelojp@gmail.com, até o dia anterior, 22/02/2013:

Banco do Brasil S/A
Agência 4636-1
Conta 11.780-3
Favorecido: Fernando Sá de Melo / CPF: 726.004.034-34

9) TOLERÂNCIA E BYE AUSENTE

Para os jogadores, será tolerado atraso de até 30 minutos, após o início das rodadas. Será permitido bye ausente com 0,5 pontos apenas na primeira rodada, se a inscrição for antecipada e solicitada pelo e-mail samelojp@gmail.com, até às 22h do dia 22/02/2013.

10) MATERIAL DE JOGO

O jogador condutor das peças brancas deve apresentar o jogo de peças tamanho oficial, enquanto o condutor das peças negras deve apresentar o relógio em perfeito estado.

11) CONTATOS

Fernando Sá de Melo
E-mail: samelojp@gmail.com
Fone: (83)99712600

12) DIVULGAÇÃO DO TORNEIO

http://www.reinodecaissa.blogspot.com.br

13) DISPOSIÇÃO FINAL

A inscrição neste torneio implica plena aceitação deste regulamento.

João Pessoa (PB), 19 de fevereiro de 2013.

Cavalcanti coordena Xadrez Escolar


Fonte: Site da PMJP
O MF Francisco Cavalcanti nos encaminhou matéria sobre o Projeto Xadrez Escolar da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Segundo o texto, as aulas na rede de ensino começaram ontem, dia 18, abrangendo o Ensino Fundamental de 55 escolas. O projeto busca, por meio do xadrez, melhorar o desempenho escolar dos alunos, desenvolvendo os seus aspectos cognitivos e éticos, numa construção que, certamente, os fortalece para o convívio social.

Neste ano também está prevista a realização de torneios internos e eventos classificatórios para as Olimpíadas Escolares Brasileiras. Cavalcanti, que além de ser o melhor enxadrista da Paraíba, é o Coordenador Geral desse projeto, informou que, por meio dessa iniciativa da Prefeitura, haverá ainda aulas semanais para os alunos que se destacarem no jogo de xadrez, visando prepará-los para as competições escolares municipais, estaduais e nacionais.

Como parte das atividades do Projeto também será promovida a formação continuada  dos professores de xadrez, que, mensalmente, receberão capacitação pedagógica para desenvolver suas habilidades no ensino do nobre jogo.

Nós que vivemos o xadrez ficamos muito felizes com essa iniciativa, na certeza de que seus benefícios haverão de aparecer em breve, com uma juventude mais sadia, com o surgimento de talentos e com o fortalecimento do xadrez na comunidade pessoense.

Seção Arte do Xadrez

















Brancas jogam e ganham.

(Finales Artisticos de Ajedrez - Guénrij Kasparian)


Solução:


1. c5! h4 2. Be6 dxe6 3. c6 h3 4. c7 h2 5. c8=D h1=D 6. Dc3+ Rd5 7. Dc5+ Re4 8. Dc6++.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Ativo Reino de Caíssa - No chess-results

O ATIVO REINO DE CAÍSSA 
JÁ ESTÁ NO CHESS-RESULTS:


(Vai jogar o Ativo e quer fazer parte dessa lista? Mande e-mail para samelojp@gmail.com e informe nome completo e unidade da Federação)