sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Seção Carlsen

Fonte: magnuscarlsen.com

No último dia 13/02, foi publicado no site Chessbase, edição espanhola, uma interessante reportagem sobre a genial carreira de Magnus Carlsen, intitulada “As façanhas de Carlsen”. A matéria traz uma análise do seu desempenho no último torneio que ele jogou (Tata Steel), compara os seus incríveis números com os de outras marcas históricas e mostra o que pode ainda alcançar o astro norueguês. A seguir, numa tradução livre, reproduzimos esse texto, para a nossa Seção Carlsen. 

---------------------------
As façanhas de Carlsen

Tendo em conta o grupo tão tremendamente forte de concorrentes no Torneio Tata Steel em Wijk aan Zee 2013, vale elogiar mais uma vez o triunfo de Carlsen, mas não apenas esta vitória como todas as outras proezas e marcas que ele conseguiu durante a sua relativamente curta carreira e aos 22 anos de idade.

Até a edição deste ano do Tata Steel, a vitória com a maior margem foi de Aronian em 2012, ao somar 9 em 13 . Uma bela performance de 2891 pontos acompanhou o resultado, o melhor da sua carreira até agora.

No entanto, o resultado de +7 de Carlsen em 2013 deu-lhe um desempenho ainda significativamente melhor do que o resultado de Aronian. Carlsen mostrou um desempenho em 2930 e igualmente importante, uma vantagem de 1,5 pontos sobre o rival mais próximo.

Efetivamente, nos torneios modernos de 13 rodadas, essa vantagem recorde só foi atingida em duas ocasiões anteriores: uma vez por Nigel Short em 1986 (9,5 em 13) e outra de Kasparov, em 2000 (9,5 em 13). Carlsen tinha boas perspectivas para superar essa marca, mas o GM holandês Giri tinha outros planos e apenas permitiu a Carlsen compartilhar essa marca com as duas anteriores.

Outros jogadores da história que ganharam com boas margens foram: Taimanov (12 em 15, em 1970), Portisch (10,5 em 15, em 1972), Browne (11 em 15, em 1974) e Nikolic (7 em 9, em 1994).

Ainda que só superando Anand por meio ponto, Kasparov também conseguiu o melhor resultado neste formato (10 em 13, em 1999) e agora está acompanhado por Carlsen. A principal diferença entre os dois é que Carlsen conseguiu se manter invicto, enquanto Kasparov não tinha conseguido.

Vale dizer, com a idade de 22 anos, Carlsen provavelmente tenha conseguido um feito difícil de superar: um triunfo com um resultado de +7 e com o melhor desempenho jamais visto; a maior vantagem sobre o seu rival mais próximo; e o rating Elo mais alto de todos os tempos. Os anos jogam em seu favor, porque ainda não parece ter atingido o seu limite máximo.



Se Carlsen se tem proposto algo para o novo ano, provavelmente seja igualar com Kasparov também na idade de conquista do título de campeão mundial (22 anos). Vamos seguir com entusiasmo a sua participação nos supertorneios, com seu estilo de luta sem igual. Até agora, ele ganhou 18 supertorneios. Alekhine, que pode ser considerado o recordista, ganhou 39 supertorneios em seu tempo, durante um intervalo de tempo de 30 anos. Carlsen leva um pouco mais de 5 anos jogando na elite, se contarmos a partir de seu  triunfo em Biel 2007, o que o deixa também em boa posição para superar essa marca. Só podemos dizer: "Luzes! Carlsen! Ação!”

Texto: Michael von Keitz
Tradução para o Chessbase (espanhol): Nadja Wittmann
---------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário