sábado, 22 de junho de 2013

Seção Cumprindo a Lei


No lançamento desta Seção, dia 06 último, postamos aqui o Prefácio da Lei do Xadrez da FIDE, com a ideia de mostrarmos que nem todas as situações possíveis de acontecer numa competição poderiam ser previstas pela Lei, mas que o árbitro deverá ser capaz de livremente encontrar a solução ideal para um problema, ditado pela justiça, lógica e fatores especiais.

Nesse sentido, o comentário sobre essa matéria do dia 06, postado pelo enxadrista de Goiás, Leonardo Morais de Paula, ilustra bem essas situações inusitadas do xadrez. 

Contou ele que jogava uma partida, em dezembro passado, virtualmente empatada, quando um forte jogador local, bi-campeão goiano, se aproximou da mesa. Pensando que os jogadores estavam só comentando a partida, o ilustre espectador pegou a torre do seu adversário e a moveu (fazendo um bom lance)! Quando soube da real situação, ficou sem graça e pediu desculpas. Não foi punido e a partida seguiu com outra jogada, que iria ser mesmo feita pelo oponente de Leonardo. O episódio rendeu boas gargalhadas! A partida findou em tablas e a decisão do árbitro de prosseguir a partida sem punir o incauto espectador foi considerada justa!

Eis aí uma cena que pode causar embaraço também para a arbitragem, não é mesmo? Vemos que é comum, e até salutar para o nosso esporte, que espectadores acompanhem as partidas. Quem não conhece essa situação, ilustrada na foto acima? O risco, contudo, é uma intervenção indevida na disputa, por alguém menos avisado sobre as regras do jogo (acusando a queda da seta do relógio, por exemplo). 

Nesse sentido vale lembrar os artigos 12.5 e 13.2 das Leis do Xadrez:

12.5 - Jogadores que tiverem terminado suas partidas devem ser considerados como espectadores.

13.2 - O árbitro deverá atuar no melhor interesse da competição. Deverá assegurar a existência de um bom ambiente de jogo, de modo que os jogadores não sejam perturbados. Deverá também supervisionar o bom andamento da competição.

------------------
Seção Cumprindo a Lei tem o objetivo de divulgarmos questões práticas e comuns do xadrez, mas que muitas vezes não sabemos como enfrentá-las à luz das leis do jogo. 

A ideia é apresentarmos o debate,  promovendo a discussão, sem a intenção de encerrarmos o assunto ou sermos os donos da verdade. Todos estão convidados a opinar, principalmente os árbitros do xadrez, caso algum ponto venha a causar controvérsia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário