segunda-feira, 3 de junho de 2013

Paraibano 2013 - Impressões

O veterano Francisco Dantas e o MF Francisco Cavalcanti se
digladiaram na busca pelo título estadual. O resultado foi um justo empate.

Por Arthur Olinto

O Campeonato Paraibano 2013 se deu nas excelentes instalações do Colégio Século na Zona Sul da Cidade, entre 30 – 02/06 com a sempre boa arbitragem do Potiguar Igor Macedo, sendo auxiliado por Ivanilson Pereira. O torneio foi repleto de surpresas. Logo na primeira rodada, o jovem Luiz Tomaz mostrou que não veio pra brincadeira. Venceu o forte e experiente Alexandre Machado [2068]. O nosso jovem fez um notável torneio, alcançando um honrado sétimo lugar com 3,5/6 e um Rating Perfomance de 2051; sem dúvida, nasceu nesse torneio um novo prodígio que pode vir a tomar um posto entre os melhores jogadores do Estado, como bem frisou Fernando Melo no encerramento do torneio. O MF Luismar Brito, por motivos de saúde, se afastou do torneio, o que foi uma perda notada por todos.  A reta final do torneio foi emoção pura. Na última rodada, se enfrentaram na mesa 1 Renato x Dantas e na 2 Cavalcanti x Rondinelle. Cavalcanti não conseguiu quebrar o jogo sólido de Rondinelle Pessoa, levando a partida a um empate inevitável. Agora, os olhos dos participantes se voltaram ansiosamente para a primeira mesa; dali se ergueria o novo campeão estadual. Renato jogou a sua clássica Alapin, alcançando uma vantagem decisiva já no lance 23. Porém, o forte jogador pessoense cometeu um deslize grave na derradeira partida.


A posição do tabuleiro se deu no lance 32. Aqui, o simples 33. Te4 liquidava a partida. Neste momento, a maioria dos participantes do evento estavam ao redor da mesa; nervos a flor da pele. No momento crítico, Renato desliza com 33.Bf4??, o que leva a um empate imediato com 33... Te1. Tablas. Com esse resultado, Francisco Dantas se isolou na liderança com 5/6, alcançando assim o título de Campeão Paraibano Absoluto 2013. No feminino, Rebeca Barros venceu o torneio sem grandes dificuldades. Parabéns aos Campeões Estaduais. Aos classificados [Dantas e Chiquinho ], meus sinceros votos de sucesso na Semifinal do Brasileiro. Viva o Xadrez Paraibano!

12 comentários:

  1. Ser campeão não é fácil ! Parabéns Francisco Dantas que não perdeu nenhuma partida e teve rodadas " pesadas ". Contudo, conforme mostra diagrama meu amigo Arthur, se Renato é frequentador assiduo do chess tempo, teria visto o mate com certeza !

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Não era mate, pois torre negra joga em g8.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Antonio Gomes, olá. O lance 33. Te4 é ganhador, por que se 33... Tg8 o branco tem 34. Dxb6 com vantagem decisiva. Um abraço fraternal.

    Arthur Olinto

    ResponderExcluir
  7. Removi 2 vezes a postagem pq escrevi sem analisar. O que as brancas jogar,ganha com várias opções ! Problema é que renato tinha pouco tempo e ocorreu o empate. Para ser campeão,Dantas precisou de sorte e ocorreu merecidamente em razão das partidas que o campeão fez com seus adversários !

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Removi uma analise que havia feito, anteriormente, por não esta presente, e não sabia o apuro dos tempos ( o Melo_43 comentou que as brancas tinha pouco tempo), no instante do lance 33. Bf4.
    Vi, e analisei o comentário do mestre Arthur com o lance “matador” Te4. É um bom lance, mas não é falível: se 33.Te4, T(d1) d8; 34.Db6, Te8... segue indefinida a partida com uma vantagem para as brancas. Em tempos apurados complica mais ainda!?
    Parabéns!!! Campeão/2013 Mestre Dantas
    Att. Aos amigos enxadristas

    ResponderExcluir
  10. Marcelo, olá.

    Se 33... Td8 há mate imeditado com 34.De8! Txe8 35. Txe8#

    Um abraço.

    Arthur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Caro Mestre Arthur... esse mate imediato não existe!? é a 33... T(d1) que vai a d8, ok.
      Abraço

      Excluir
    2. Entendi, Marcelo! Desculpe-me o mal entendido. Mesmo assim, após de Dxb6 é apenas questão de Técnica para o Branco vencer a partida.

      Excluir