segunda-feira, 17 de junho de 2013

Academia Caldas Vianna: A meca do xadrez paraibano

Por Arthur Olinto

Participantes do I Torneio Blitz da AXCV

É uma bela tarde de domingo. Após uma forte chuva temporária, o sol se ergue poderoso na capital paraibana. Sigo para mais um torneio na AXCV. Após uma longa caminhada, chego na aconchegante sede de um dos templos do xadrez paraibano. Meca é uma cidade muito importante, religiosamente falando. Todo mulçumano que se preze deve ir lá ao menos uma vez na vida. A Academia de Xadrez Caldas Vianna também é assim. Todo enxadrista paraibano deveria frequentá-la ao menos por um dia.  Ao chegar na iluminada Meca da Paraíba, o clima é familiar e de grande harmonia. Dona Ana, sem dúvida, a anfitriã mais gentil que já conheci, me cumprimenta com um divino sorriso [não é só o sorriso que é divino; os admiradores do seu famoso cafezinho crescem exponencialmente a cada final de semana em que há torneio]. Sílvio Sá, que já foi meu algoz em um dos ativos, me recebe, invariavelmente, com alguma piada ou causo interessante. Aos poucos, começam a chegar os participantes do torneio. Começo a analisar uma posição que achei interessante, juntamente com o Campeão Paraibano Francisco Dantas. Várias pessoas rondam o tabuleiro, dando uma sugestão de melhorias aqui e ali. Isso me dá certa nostalgia, pois isso era feito com mais frequência antes da era dos computadores, onde as análises eram feitas cruamente, geralmente, por vários jogadores. Após esse breve estudo, o torneio começa com uma pontualidade britânica. Aliás, o carismático Fernando Sá administra o clube com um zelo messiânico. Os sócios, por email, são informados sobre tudo o que acontece na Academia. Não tem segredo: Para se tornar sócio da Academia não custa mais do que um almoço no shopping: 20 reais/mensais. Toda verba adquirida é revertida em premiações nos ativos, as quais não só beneficiam os primeiros colocados, mas também o melhor jogador abaixo de 1900 ou sem rating.  Independentemente dos resultados nos torneios, as risadas, as conversas, os conselhos e as animadas discussões já valem “o ingresso”. Fortaleça o Xadrez Paraibano: seja sócio da AXCV. Gens una sumus!

3 comentários:

  1. Parabéns !!! Mestre Arthur.. pela bela colaboração relatada acima, conseguiste, descrever com maestria todo o clima harmonioso vividos nas tardes enxadristas na AXCV, valeu!?

    ResponderExcluir
  2. Arthur, parabéns pelo texto, você se expressa muito bem. Com certeza dá vontade de virar sócio da AXCV.

    :)

    ResponderExcluir
  3. Grande arthur, tenho sido o " ivanchuk " em alguns ativos hein.....rs rs rs rs esta última tava empate em posição no tabuleiro ! Contudo, o tempo decide e vc mereceu vencer. Afinal, vc vem ganhando na maioria das vezes os ativos na A.X.C.V. Quero pegar seu benko viu !!!! rs rs rs rs

    ResponderExcluir