domingo, 7 de outubro de 2012

COMUNICADO

Participo aos caros leitores deste blog a minha decisão irredutível de anular a votação do concurso Miss Xadrez Brasil 2012. Confesso ser um dos momentos mais tristes da minha vida, pois muitos dos leitores podem avaliar o quanto era real o meu entusiasmo e a minha confiança no sucesso desse concurso, mas o que se viu foi um misto de decepção e vergonha, uma vez que algum espírito impuro passou a manipular a enquete de votação, alterando o ritmo da votação ao seu bel prazer.
Em respeito aos leitores, vou contar o que aconteceu na madrugada do dia 3 para o dia 4 deste mês, fato esse que me levou a tomar essa decisão. Vejamos:
Quem vem acompanhando a votação sabe que logo no segundo dia, ou seja dia 2 do corrente, duas candidatas dispararam  na preferência dos leitores. Foi uma disputa acirrada, fazendo crescer a números inacreditáveis a audiência a este blog. Ocorre que uma das candidatas começou a tomar a dianteira, e isso gerou insatisfação por parte de algumas pessoas (isso eu posso comprovar , mas não o faço aqui para não expor nome de ninguém, já que essa não é nossa intenção), que vieram a reclamar uma posição da minha parte. 
Na madrugada do dia 3 para o dia 4, o sistema de votação foi invadido por uma mente, certamente doentia, que começou a votar em favor de uma candidata. Quando o dia amanheceu, abri o blog às 7 hs 21 e vi que as duas candidatas mais votadas estavam 
praticamente iguais. E constatei que dos 303 acessos até aquela hora, 77 tinha sido de brasileiros, 32 de estrangeiros, e 194 de undefined !! Fato raro e único neste blog, pois o número de undefined (acesso  de procedência não identificada) tem sido o mínimo possível, ocorrendo de termos dias sem nenhum acesso dessa ordem.
Adianto, por fim, que vinha tomando providências para conseguirmos patrocinadores, a exemplo do hotel que viria a hospedar num final de semana, com direito a acompanhante, a candidata vencedora, e que a Academia Caldas Viana, com o apoio dos seus sócios, já estava com  seu caixa preparado para enfrentar as demais despesas.
Mas, diante do acontecido na madrugada do dia 4 deste mês, a votação perdeu a sua dignidade e passou a ser produto de manipulação de uma mente doente, inclusive fazendo com que as duas candidatas até então mais votadas, ficassem praticamente empatadas, para, possivelmente, na hora certa alterar a votação em favor de uma das duas, ao seu bel prazer, como fez, quando uma estava a mais de 100 votos na frente.
Assim termino minha missão, dando essa satisfação aos leitores deste blog, e lamentando profundamente ter que vos contar essa triste ocorrência. 
Não voltarei ao assunto.
Atenciosamente
Fernando Melo

18 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Minha opinião

    Boa noite a todos! Mais uma vez agradeço o espaço do Xadrezunderground. Como participante, não poderia deixar de expor a minha opinião ao acontecido no concurso de Miss Xadrez Brasil. Infelizmente fico muito triste e decepcionada com a atuação dos organizadores deste concurso. Gostaria de abordar algumas “falhas” e ações que, em minha opinião, afetaram a credibilidade deste concurso.
    Desde o início, assim que fui convidada a participar, questionei o critério de avaliação e se seria apenas um concurso de beleza. O Fernando me deixou claro que a historia e a relação no meio enxadrístico seriam também critérios. Infelizmente, não ficou claro em nenhuma ocasião que o fechamento dessa seleção seria por uma votação aberta para (qualquer) público. Aqui houve a 1ª falha, não foi divulgado como seria o processo do concurso. Sempre entendi que seria o Júri quem decidiria.
    Gostei muito quando vi a relação dos nove nomes que fariam parte do júri, todos conhecidos e engajados no meio enxadrístico e por isso resolvi me inscrever, uma vez que seria muito bem vindo para incentivar e prestigiar o Xadrez Feminino Nacional. Assim que terminou o período de inscrição, foi postado o nome das candidatas que haviam feito a inscrição pedindo para que todas enviassem fotos e um perfil. Eu havia me inscrito, porem meu nome não constava nesta lista. Aqui houve a 2ª falha. Assim, conversei com o Fernando, que me pediu desculpas e me pediu para mandar a descrição. Não gostaria de julgar este erro, porém depois de todo ocorrido, só mostra um pouco do descuido da organização.
    Assim, das 15 inscritas anteriormente, apenas 10 mandaram seus perfis e destes nomes o Júri escolheria 6. Isso só foi informado no decorrer do concurso. E novamente, não ficou claro que a decisão caberia à uma votação aberta em enquete na internet. Então em 1º de outubro o blog postou as 6 finalistas e o meu primeiro choque foi não ver o nome da participante Amanda Marques. Como o próprio perfil dela dizia, ela conquistou 8 títulos nacionais, pan-americano, representou o Brasil nas Olimpíadas e em muitos outros torneios internacionais. Todos (do meio enxadrístico) sabemos quão excepcional jogadora ela é, ativa, jovem e na minha opinião (e na opinião da lista de rating FIDE), a Amanda era a jogadora mais forte inscrita, fora ser muito bonita. Assim me pergunto, que critério foi utilizado entre o Júri para escolher as 6 finalistas? Particularmente, essa foi a 3ª falha da organização.
    CONTINUA...

    ResponderExcluir
  3. CONTINUAÇÃO
    Assim, começou a votação e como eu entrei na página do site apenas no dia 2 de outubro já vi o quanto estava atrasada. Eu tinha 20 votos enquanto duas outras participantes tinham 300 cada uma. Assim, resolvi tirar o atraso e divulguei o concurso no Facebook e para amigos pedindo votos. No outro dia eu já tinha conseguido 300 votos, porem as duas mais votadas também tinham conseguido muito mais votos. Foi quando percebi que essa votação se trataria de uma guerra tecnológica, ou ainda quem tinha maior divulgação ou mais amigos. E isso para mim não é um critério inteligente para saber quem melhor representa a Miss Xadrez, e então pensei em desistir dessa competição, não pedindo mais votos. A 4ª falha ocorreu quando pedi à organização para relembrar o perfil das candidatas com relação ao xadrez, uma vez que para mim isso era muito importante. Assim, não sei por qual motivo, o autor do blog postou primeiro o perfil das duas jogadoras mais votadas, sabendo que isso também é uma forma de divulgação e sabendo também que nos primeiros dias é quando há mais visualizações no site.
    Enfim, também me causou muita estranheza os números. E então decidi falar com o autor do blog dizendo que havia muitas maneiras de burlar o site e aumentar os votos, mandei paginas de internet que explicavam como burlar essas enquetes. Fiz isso, para mostrar como a votação poderia estar injusta, seja pra qual jogadora fosse e que não concordava com o público decidindo, e que talvez, se houvesse participação do publico, que deveria caber menor participação na decisão. Simplesmente não tive resposta alguma. Isso só confirmou a minha desistência de continuar participando de uma eleição ineficiente. Vale a pena comparar com as eleições eleitorais. Eu me elegeria como vereador, por exemplo, ou ainda, eu votaria via um sistema de votação ineficiente e que pode ser burlada? Se a urna eletrônica eleitoral não fosse confiável, acredito que a credibilidade da votação democrática acabaria, assim como aconteceu na historia de muitos países. Pelo que entendi, o blog apenas confirmou o que eu havia tentado dizer: que esse sistema de enquete não era confiável e poderia não eleger realmente quem representasse bem a Miss Xadrez Brasil.
    Não tenho dúvida na vontade e boa intenção da organização, porém, acredito que tudo isso aconteceu por inexperiência de um concurso como este (primeiro que eu havia visto) e acredito que dá pra aprender muito com todos esses fatos. Mas não acho justo às demais participantes e ao público o cancelamento deste concurso, para mim a 5ª falha. Também não acho justo o julgamento das jogadoras mais votadas, uma vez que a falha é do sistema utilizado, que é suscetível à esse tipo de ação.
    Estou muito triste com esse desenrolar, o que prejudicou a imagem do Xadrez feminino. Estou insatisfeita pelo blog não cumprir o proposto. Sinto-me lesionada uma vez que este concurso gerou expectativas e “perda” de tempo e, como participante, não me cabe as consequências de um sistema ineficiente.
    Para mim, a forma de eleição da Miss deveria mudar e um júri bem formado e com critérios pré-definidos deveria decidir.

    Com a certeza de ter colaborado,
    Agradeço,
    Líria Caetano Garcia

    ResponderExcluir
  4. Líria está tudo em conforme, te apoio, bom texto! sempre deixei claro que era melhor um Júri, e também não só ver beleza mas xadrez, porque é muito fácil você tira foto com tabuleiro de xadrez, ou aprender a mexer as peças e querer participar.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Super concordo com tudo Líria, não foi algo justo realmente, e o que era pra valorizar o xadrez feminino acabou prejudicando, sinto muito pelo ocorrido, e pela perda de tempo, como você citou, que todas tivemos.

    ResponderExcluir
  7. o problema é que tinham comentado para o dono que poderia burlar os votos, o mesmo ignorou e ficou por isso mesmo, depois foi verificar e viu realmente que foi burlado, lamentável...e perda de tempo de quem veio votar, compartilhou, ajudou e quem ficou correndo atrás de votos.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Todo processo de eleição tem que ser justo e claro. Até acredito ter tido clareza quando me inscrevi. Li o edital que deixava bem claro muitas coisas, como o fato de que todas teriam que responder algumas perguntas e fazer um acompanhamento pelo blog. Um dos critérios, e ao meu ver o mais importante, era que o xadrez teria que ser levado em primeiro plano, mas não somente quem ganhou titulos A ou B, e sim o trabalho que realizado com xadrez. Claro que títulos também seriam importantes, mas não eram tudo e uma das missões era divulgar o xadrez feminino. Achei isso incrível, pois nunca parei para me inscrever em um concurso de beleza, ou fazer algo em minha vida que levasse a isso, e sim busquei coisas que me ajudassem no meu desenvolvimento como ser humano, sendo que o xadrez sempre esteve ligado em minha vida. Foi por tudo isso me inscrevi.
    No primeiro dia em que o blog lançou as seis candidatas finalistas achei estranho o fato de já ter candidatas com 200 votos em tão pouco tempo, mas não reclamei. Pedi votos a amigos e divulguei por que queria ver até onde isso tudo iria. E hoje vi no que deu, em nada.
    Acho que no mínimo, deveria ter um pedido de desculpas por parte dos organizadores a cada uma das candidatas. E isso deveria ser individualmente, e não uma nota geral e sem mais explicações. Respeito muito o trabalho que as pessoas fazem com xadrez e o levam tão a sério, mas nesse caso, não conversar não é o melhor caminho. Tratar-nos como se fossemos pessoas que não temos opinião e achar vamos ficar caladas está muito errado e é muito ingênuo. Acredito que se alguma das candidatas tivesse cometido erro com certeza teria sido punida, mas se a organização erra não acontece nada? Por que?
    Abrir uma votação e oferecer prêmios ou títulos, qualquer coisa e desistir é no mínimo irresponsável. Apoio em gênero, número e grau tudo o que as meninas estão falando, principalmente a Líria. Pois, afinal queremos uma resposta melhor do que as que foram dadas, pois a credibilidade já foi manchada, mas pior é não fazer nada para reparar o erro. Esperamos uma solução.
    Atenciosamente,
    Rejane Bezerra.

    ResponderExcluir
  10. Re! Concordo totalmente com o que você escreveu. Infelizmente não consegui achar este edital. Também acho que o mais importante é o envolvimento que se tem com o xadrez. E ainda continuo me perguntando por que não escolheram a Amanda, por exemplo. Admiro muito seu trabalho também!
    A impressão que deu é que somos nós as culpadas, e não da organização. Também acho deveriam esclarecer melhor as coisas. Espero que todas as meninas sigam dando suas opiniões. Abraços, Liria

    ResponderExcluir
  11. É uma pena que isto tenha acontecido pode ser que depois que a poeira baixar possa ser feito de novo com mais atenção agora!! Concordo com a Thauane em um de seus comentários que faltou um juri com algum histórico mais claro das participantes... É muito fácil tirar foto com um tabuleiro do lado.

    ResponderExcluir
  12. Bom falta de reclamar não foi, do começo eu e a Líria reclamamos e mostramos como burlar, e fomos ignoradas. Eu divulguei geral, pedi votos, e pessoas compartilharam para me ajudar.. sinceramente estou chateada demais, eu sempre falei que queria um JÚRI, porque essa votação nada mais foi de quem tem mais amigos, quem tem mais tempo pra pedir votos, quem tem dinheiro pra ficar indo em lan house e etc. e já vi gente falando pra mim quando publiquei "votem em mim, fui campeã brasileira sub 18 e sub 20 deste ano" dizendo assim "Thauane isso é o que menos importa para as pessoas que estão votando, concurso de beleza é beleza".. e por incrivel que pareça não só ele mais a maioria viu apenas isso. Agora se for ter outro concurso, por favor, peça na votação CPF, ou que tenha se logado na conta para as pessoas saberem, ou faça uma enquete no facebook que até melhor, porque a pessoa só vota se tiver no seu facebook, ou faz um júri de várias pessoas, que escolham a melhor, tanto em beleza como XADREZ. mas também gostaria que fizessem as 3 primeiras, em 1 em 2 em 3... mesmo a 1 só ganhar a viagem, eu não ligo em perder, só acho que tem que ser algo justo, e cai entre nós algo que pode ser burlado ele nem deveria reclamar, afinal no momento que existe uma possibilidade nem era pra começar.

    ResponderExcluir
  13. Meninas, postei este texto neste blog:
    http://xadrezunderground.blogspot.com.br/
    Espero termos alguma resposta da organização.
    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  14. Ahhh, eu não me aguento. Vou ter que dar minha opinião. Acredito que xadrez tem que ser sim um dos critérios, mas principalmente para selecionar as finalistas para que não haja pessoas que mal sabem jogar no concurso, depois de selecionadas as finalistas os critérios deve ser aquilo que melhor caracteriza uma miss, ou seja, simpatia e beleza. Em qualquer um desses critérios é indiscutível que a WFM Amanda Marques Pereira deveria estar entre as 6 finalistas.

    Outra falha gravíssima é um concurso aberto na internet. Hoje em dia na internet quase nada é seguro, as poucas coisas com alta confiabilidade na internet tem um investimento altíssimo para isso. O ideal era um Juri com muitas pessoas ligadas e ativas no xadrez, sendo dando aula, arbitrando, organizando ou jogando.

    Acho que o ocorrido tem que servir de lição para quem pretender organizar alguma outra votação desse tipo futuramente.

    Abraço a todos
    Guilherme Cirilo

    ResponderExcluir
  15. Prezado Fernando, boa noite.

    A sua ideia foi ótima e movimentou toda a comunidade do xadrez brasileiro. Mas a execução da ideia foi péssima!
    Concordo com tudo que foi escrito acima e sinto profundamente pelo constrangimento que as candidatas passaram.
    Na minha opinião só existe uma forma de reparar o erro: dar a todas as finalistas o prêmio (viagem e estadas no hotel que você prometeu). Além das 6, incluir a Amanda que na opinião de todos deveria estar na final.
    Uma sugestão a mais: neste prometido fim de semana, organizaria um torneios entre as 7 jogadoras (é até bom que tenha número ímpar, assim todas podem descansar uma rodada e aproveitar melhor) e a campeã seria eleita a Miss Xadrez Brasil 2012! Pois todos ainda esperamos saber o nome da Rainha que carregará esta coroa!!

    Um abraço,
    Guilherme Deola Borges

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa eu clarear as vantagens da minha proposta:

      1-Teremos eleita uma miss por mérito, após ter sido selecionada por um Júri.
      2-As candidatas e o xadrez feminino serão valorizadas.
      3-Você terá lucro, pois o hotel irá lotar para os fãs assistirem elas jogando.

      Modéstia a parte, esta solução foi um prêmio de beleza. Se quiser me convidar para ser o árbitro, aceitarei!

      :D

      Excluir
  16. Prezado Fernando...

    Concordo com tudo que foi comentado aqui... e com a ideia do Guilherme...
    Alem da Amanda houve mais candidatas que nao estao entre as 6, que tem ate mais titulos e tambem sao bonitas...
    Eu tambem me inscrevi.. mandei as fotos.. respondi as perguntas.. e como a liria, nao estava na 1 lista... mas nao corri atras.
    Eu tenho como sugestao tambem, colocar 1 juiz de cada estado para ser justo... e fazer a votacao corrigindo os erros agora cometidos.
    Espero que em 2013 haja um concurso serio.

    Atenciosamente

    Janine Martinez

    ResponderExcluir
  17. Bom dia!

    Primeiro, muito obrigada À todos que lembraram de mim e me fizeram digna de ir à final.

    Segundo, em nome de todas as participantes, eu proponho uma solução. Acredito que esse desfecho não é agradável para nenhuma concorrente e, muito menos favorável ao blog. A ideia proposta é muito boa e movimentou grande parte do xadrez. No entanto, o meio de executa-la foi inocente e sucetível a grandes falhas. Todas as enxadristas já tem um grande mérito somente de participar e insistir nesse esporte ciência.

    Eu proponho que continuem a votação com um júri fechado que, divulgue seus votos e os justifique abertamente após a escolha das candidatas. O júri deve ser composto por pessoas do meio enxadristico já que estamos em um " miss xadrez" e não um " miss beleza" e, a candidata vencedera deve ser aquela que mais contribuiu ao crescimento do xadrez.

    Obrigada! E espero que entendam que esse comentário tem a intenção de solucionar um problema e não é em beneficio próprio.

    Amanda Marques

    ResponderExcluir