Yago pode vir a Paraíba a convite de Dacio Gonçalves
O presidente da Federação Paraibana de Xadrez, Dr. Dacio Lima Gonçalves, vai homenagear o enxadrista pernambucano Yago Santiago pela conquista do título, até então inédito no Nordeste, de Mestre Internacional, com a entrega de uma Placa comemorativa à essa importante conquista, e em nome de todos os enxadristas paraibanos. A data para essa homenagem será conhecida posteriormente.
Parabéns pro Yago.
ResponderExcluirPessoal, fiquei em dúvida agora. O Rafael Leitão já estava em SP em 1995, quando ganhou Panamericano Juvenil, e se tornou Mestre Internacional?
Creio q o primeiro MI e GM nordestino é o maranhense RAfael Leitão... O q não diminui em nada o feito de Yago... Parabéns!
ResponderExcluirRealmente!!! Nem tinha percebido; Leitão é maranhense e Maranhão é Nordeste!!! Mas o título de Yago foi sem dúvida mais uma grande conquista nordestina, já que o xadrez por aqui ainda está engatinhando, esta é a prova de que já estamos colhendo os frutos!
ResponderExcluirAmigos, há um bom artigo sobre isso no www.xadrezpotiguar.net ("Pernambucano Yago Santiago é MI!!"). Entre outras coisas, diz o texto:
ResponderExcluir"Com a conquista Yago foi o primeiro nordestino a obter o honroso título de MI, já que o cearense Hélder Câmara e o maranhense Rafael Leitão residiam e representavam o sudeste quando obtiveram seus títulos".
Abs.
Acho que de fato Yago é o primeiro MI do Nordeste (a jogar sob a bandeira de um estado do Nordeste),
ResponderExcluirNo site do Maiakowsky, Leitão deixa claro que se tornou MI e GM depois de se mudar para São Paulo e começar a estudar com o Milos:
"Já o trabalho com o Milos foi algo completamente diferente, pois eu já tinha força de candidato a mestre. O que fazíamos basicamente era analisar diversas posições e ver partidas, mas sem uma didática típica treinador - aluno. Éramos mais "companheiros de análise" e este é um sistema que recomendo para enxadristas aspirantes que tiverem interesse de treinar com um GM,com duas ressalvas: 1- o treinamento precisa, neste caso, ser ao vivo; 2- O aspirante precisa ser muito dedicado e ter realmente vontade de progredir."
"Com esse método, pulei de candidato a mestre (ou seja não era nem MF ainda) a GM em 3 anos."
http://maiakowsky.blogspot.com.br/2008/07/56-entrevista-com-o-gm-rafael-leito.html
E onde Leitão diz que só COMEÇOU A ESTUDAR com o Milos quando se mudou para São Paulo ? Aqui:
http://xadrez.altervista.org/xadrez/leitao.htm
Já Yago conquistou o título de MI morando em Recife, jogando sob a bandeira de Pernambuco.
Só pra lembrar que o GM Andre Diamante também é do NE. Mais especificamente do CE :D.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirhttp://leaodonorte64.blogspot.com.br/2012/06/sim-yago-e-de-fato-o-primeiro-mi-do.html
ResponderExcluirMilos confirma: Leitão se tornou MI já morando em São Paulo e treinando com ele.
Outro texto esclarecedor é o de Roberto Calheiros, no leaodonorte64.blospot.com.br, intitulado "Sim, Yago é de fato o primeiro MI do Nordeste". Calheiros chegou a telefonar para Gilberto Milos para tirar dúvidas...
ResponderExcluirNão se trata aqui de estabelecer rivalidades artificiais que impliquem demérito a um ou outro jogador. Os que já "chegaram lá" são motivo de admiração, orgulho e incentivo para todos nós, como Leitão e Diamant. Trata-se apenas da constatação histórica de um fato.
Antes mesmo de Leitão... já o existia o MI Cearense Helder Camara, irmão de Ronald Camara.
ResponderExcluirE o paraibano Luismar de Brito? Não já fez suas 3 normas de MI?
ResponderExcluirO titulo não é inedito no Nordeste:
ResponderExcluir-MI Helder Camara de Fortalez-CE, conquistado em 1972 (fonte: FIDE);
O MI Helder Camara assim como o GM André Diamant já residiam em São Paulo quando obtiveram o título e representavam o estado onde estavam domiciliados. O que se fala aqui é que o MI Yago Santiago foi o primeiro enxadrista nordestino a obter o título de MI representando sua cidade natal.
ResponderExcluirQuando vi o Yago pela primeira vez, foi aqui em João pessoa em 2006 - Torneio Rei Momo, ele tinha 14 anos ( acho que era isso ). Ele venceu aquele torneio, do qual tomaram parte os nossos dois FMs Francisco Calvalcanti e Luizmar Brito. Este mesmo blog fez um post de título " Um Futuro Grande Mestre ?". Naquele post o Fernando Melo viu a capacidade e o talento do jovem pernambucano. O mesmo talento que o velou a MF, a MI e a tantos finais do brasileiro absoluto, o levará também a GM dentro de poucos anos. Parabéns Yago por mais esta conquista.
ResponderExcluir