sexta-feira, 8 de junho de 2012

Conversando com Matsuura

E la fiquei eu, Maximo Macedo e Paulo Jatobá conversando com o GM paulista Everaldo Matsuura por quase meia hora, enquanto aguardavámos o emparceiramento para a terceira rodada. Explorei ao máximo o conhecimento e a experiência desse simpático jogador. O talento do GM Magnus Carlsen foi exaltado por Matssura de forma eloquente. Ninguém, na atualidade e no passado consegue ou conseguiram superá-lo no quesito talento. Fez uma ressalva quanto a Capablanca, mas acredita que Carlsen praticamentre já o superou.
O ponto mais importante da nossa conversa foi com relação à sobreviencia dos jogadores profissionais. E ele foi taxativo ao afirmar que no Brasil, ninguém sobrevive só jogando xadrez. Todos GMs brasileiros ensinam xadrez e com o dinheiro das aulas conseguem se manter. Isso nos fez ampliar a discussão com relação aos projetos existentes pelo Brasil afora, sobre a implantação do xadrez nas escolas.
Na proxima semana, voltarei a falar dessa conversa que tivemos com Everaldo Matssura. O que dissemos até agora, serve de introdução. Até breve!

2 comentários:

  1. Discordo do GM, acredito com veemência que Kasparov é o maior talento de Caíssa de todos os tempos!! Sem a menor margem para dúvidas!!

    ResponderExcluir
  2. Kasparov sempre denotou intensa criatividade, beleza e imaginação, que tornaram muitas de suas partidas inesquecíveis !! Carlsen tem tudo para evoluir ainda mais, porém o seu xadrez ainda não atingiu o conceito de arte que nomes como Fischer, Tal, Karpov, Kasparov, Capablanca e até mesmo Alekhine conseguiram, ainda há uma grande travessia entre o xadrez pragmático, de resultados, para o xadrez memorável, atemporal. Sem falar na notória inflação dos ratings.

    ResponderExcluir