sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

As leituras de Kramnik

Numa longa entrevista publicada no WhyChess, o ex-campeão mundial Vladimir Kramnik (foto) falou de tudo e nós pinçamos o trecho em que comenta sobre sua preferência literária.
Quais são os seus top-5 livros ou escritores?
Eu não lí muito recentemente, pois tenho muito pouco tempo. Então eu não tenho uma idéia da literatura moderna. Geração P é sem dúvida um excelente livro. Acho que é porque foi escrito no momento certo e bateu a marca. Agora há um número enorme de clones, mas ele (Pelevin) foi o pioneiro. Então, sem dúvida há Dostoievsky. Eu particularmente não gosto de Os Irmãos Karamazov, mas o capítulo O Grande Inquisidor é pura genialidade. Gênio,porque foi escrito precisamente em seguida, e explica como o mundo é essencialmente construído. Os Possessos é claro. O homem olhou 50 anos à frente e descreveu tudo. Eu realmente gosto de Orweel: Animal Farm e 1984, embora ela é um pouco pesada lá. Guerra e Paz. Aqui eu posso citar Botvinnik: "Eu não posso dizer que realmente gosto de Tolstoi, mas Guerra e Paz é uma coisa absolutamente brilhante".

Nenhum comentário:

Postar um comentário