sábado, 31 de dezembro de 2011

A morte de Tseshkovsky



  Poucos já ouviram falar no GM Vitaly Valeryevich Tseshkovsky. Ele faleceu no último dia 24, durante um partida oficial de xadrez, de ataque cardíaco, aos 67 anos. Em meados da década de 70, ele era o sétimo do mundo. Vivendo na União Soviética (celeiro dos melhores jogadores do mundo) seu nome não aparecia no cenário internacional. No Interzonal de Manila de 1976 ( em que Mequinho terminou em primeiro!), Tseshkovsky ficou em quarto lugar, quado o terceiro era suficiente para se jogar o Torneio de Candidatos!
Na sua longa e bela carreira se somam vitórias sobre os ex-campeões do mundo Miguel Tal, Vassily Smislov e Gary Kasparov. Foi também treinador de grandes expoente no xadrez mundial, a exemplo do ex-campeão Vlademir Kramnik!

Mensagem de Spassky

 O GM Boris Spassky, que continua enfermo, escreveu uma mensagem muito sentida a respeito da morte do seu amigo. Ele diz a certa altura:
"...Você foi e você permanece em nossa memória como um grande jogadores de xadrez criativo e de ataques. Suas combinações permanecem na memória dos muitos fãs do xadrez. Você foi um lutador feroz e deixou nosso mundo em uma batalha de xadrez. Você tinha um monte de amigos do xadrez...Yuri Balashov, Victor Kupreychik, Alexander Nikitin - agora eles também choram comigo. Recebe as nossas últimas declarações de amor e respeito. Eu não posso terminar estas linhas de expressão triste de mais profundo pesar aos familiares e amigos do nosso amigo. O décimo campeão mundial de xadrez Boris Spassky".

Nenhum comentário:

Postar um comentário