terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A força do ELO

  
BRASILEIRO 2011

  Dos sete GMs , cinco ficaram nas primeiras colocações. Os três MFs ocuparam exatamente os três últimos lugares.  Os dois MIs ocuparam os lugares intermediários. A exceção a essa regra foi uma ironia. Como pode o melhor e o maior jogador do Brasil ficar em 9º lugar (entre 12) com apenas 4,5 pontos em onze? Tanto pode, que aconteceu. Ele, vocês já sabem, é o GM Giovanni Vescovi (foto). Certamente foi uma má fase. Giovanni tem força suficiente para se recuperar. Já os nordestinos Yago (4,0) e Jatobá (3,5), apesar dos últimos lugares 10º e 11°, respectivamente, fizeram uma campanha melhor do que dos outros anos em que jogaram a Final do Brasileiro

5 comentários:

  1. Pelo comentário do Giovani(rindo dizendo que ganhava ao saber do vaticinio do povo na enquete, mais uma vez desprezando a voz do povo) em seu post anterior a resposta é clara. Soberba é a razão.
    O Leitão é muito mais jogador e mais humilde. É o número 1 também no rating depois deste Brasileiro. Viva ao Rafael Leitào Maranhense e 5 vezes campeão

    ResponderExcluir
  2. Pelos comentários que vieram de campinas é que o Vescovi,estava com problemas de saúde, quase até não competindo a final, somente nos últimos dias confirmou sua participação.

    ResponderExcluir
  3. Como disse Steinitz quando perdeu para Lasker o titulo mundial "o jogador de xadrez tem tanto direito de alegar problemas de saude quanto um general no campo de batalha." ou ainda, segundo Susan Polgar e outros "nunca venci nenhum jogador que estivesse são.", enfim.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia

    Fernando, Vescovi fez 4.5 em 11 jogos e não em 9 jogos. Sou fã de Vescovi, mas acho que ele fez um péssimo torneio.

    ResponderExcluir
  5. Vescovi fez 4,5 em 11 possiveis, menos de 50%...uma atuação muito aquem de sua força. Os Mfs ficaram nas ultimas posições, situação normal para os seus ratings e pouquissima experiencia internacional. Parabens ao GMI Leitão que dominou o torneio de "ponta a ponta".

    ResponderExcluir