segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Final do Veteranos 2011












































Com 24 participantes, o II Campeonato de Veteranos do Nordeste 2011, transcorreu na mais perfeita harmonia sob a arbitragem dos competentes AR Klebber Dias e AR Ivanilson Pereira, com supervisão do AF Igor Macedo. Esse evento foi encerrado na noite de ontem no Littoral Hotel e apresentou o seguinte resultado:
Campeão: Jovany Medeiros com 4,5 pontos em 5,0 possíveis; 2º/5º - Marcos Valério, Ariano Wanderley, MF Marco Asfora(PE), Dacio Gonçalves, com 4,0 pontos; 6º/9º - Francisco Dantas, Francisco Nogueira, Petrov Baltar, Ibernon Luis(RN), com 3,0 pontos; 10º/14º - João Tejo, Ivo Arruda(GO), Robson Pequeno, Byron Veras(PE), Fernando Melo, com 2,5 pontos; 15º/20º - João Eudes(EUA), Eduardo Azevedo(PE), Francisco Maracaba(PE), Francisco Sotero(PE), Alexander Ferreira(RN), Luis Paiva, com 2,0 pontos: 21º/23º - Valdemiza Gurgel, Ary Born(RS), Hamilton Nobrega, com 1,0 ponto; 24º - Euclides Macedo não pontuou.

3 comentários:

  1. Grande amigo Melo, a vida só tem sentido quando existe esses momentos puros e nos sentimos felizes entre amigos e nossas famílias. Acho que, nesse ponto de vista, o nosso torneio atigiu nossa meta: GENS UNA SUMUS.

    Nos sentimos todos unidos e crianças felizes.

    Obrigado pela oportunidade de ter aprendido mais. São esses momentos que agente percebe o quanto temos que mudar para melhor, ser mais humano..., ser mais simples..., valorizar os gestos pequenos de amizade e de silencio..., de paciência..., de ter senso de humor e valorizar e respeitar o outro, aceitar os limites do outro sem agredidir a dignidade.

    Obrigado por ter vivenciado a regra de ouro: NA VIDA, O QUE VALE É TER AMIGOS E UMA FAMÍLIA UNIDA!

    Sentí falta de Edmar Monte, Luis Soares, Zé Mário, Edson Loureiro, Umbelino e tantos outros amigos. Por alguns momentos sentí uma grande saudade dos que já partiram para juntos de Deus, e entre lágrimas me lembrei de Fernando Marinho, Jeová Mesquita, Zé Severino, Ferdinando Paraguai, o Zé Severino.
    É melhor ir parando por aqui.
    No nordeste apredí que homem não chora!!!

    A TODOS VETERANOS: GENS UNA SUMUS!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. "No xadrez vence quem comete o penúltimo erro."

    O erro é fatal no xadrez e no VETERANOS, então! ! !É a primeira vez que participo de um torneio desse nível e como ainda não tenho parâmetros para comparações, vou compará-lo a um deslocamento em campo minado. . .você planeja onde vai colocar o pé, analisa, decide e coloca. . .então, bummmmmmm. . . .
    "Cada mergulho é um flash. . .". Cada jogada é uma armadilha em potencial. . .você também faz o seu jogo, o seu planejamento e monta suas armadilhas. . .só que a experiência, o estudo, a "manha" do VETERANO é sempre superior à sua e consegue sobrepujar.
    Mas o interessante do xadrez é que o resultado só depende de você. . ."se não quer perder, estude" citação da atriz principal do filme "Queen to Play", para o seu treinador. . . a situação de "Lanterninha" do campeonato me incentiva e sinaliza que apesar de tudo, o caminho está aberto para mim, também. . .Mequinho, TOP 3 nos anos 70, que teve sua carreira interrompida por problemas de saúde, está pensando em voltar com 59 anos de idade, ainda por cima pensando ser campeão mundial (http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1001991-top-3-do-xadrez-nos-anos-70-mequinho-reza-para-voltar-ao-topo.shtml)!?!?!?

    Por que não????

    É um jogo (como já falei) cheio de possibilidades, de perispectivas, de artimanhas (no bom sentido da palavra), onde se observa a amizade, o respeito, a cordialidade, mas vence o melhor, ou seja, quem comete o penúltimo erro. . .

    Quero deixar aqui registrado publicamente o meu respeito, o meu carinho, a minha admiração por aquelas pessoas com quem me defrontei diretamente nesses três dias de campeonato, que se transformaram em meus algozes, mas que lembro deles com saudades, dentro, evidentemente, do perfil de cada um: o DÁCIO, nada mais, nada menos do que o Presidente da Federação Paraibana de Xadrez. . .(ótimo adversário para quem está jogando pela primeira vez um campeonato, cheio de dúvidas e de teoria, não acham???)É o emparceiramento do qual não podemos fugir. . . depois a figura bonachona porém fulminante do IBERNON do Rio Grande do Norte, o conterrâneo SOTERO de PE. .fechando com chave de ouro, no domingo, os adversários LUIZ PAIVA, (homenageado) e o colega HAMILTON. . . .a todos, indistintamente,agradeço as lições de estratégia, de tática, de planejamentos, mas também de humildade, de modéstia, de respeito, de ética. .

    Pra vocês, FERNANDO e DÁCIO, dirigentes da FPX e por extensão para o MARCO ASFORA, Vice Presidente da CBX, parabéns pelo sucesso do campeonato e o pedido para que continuem incentivando o xadrez paraibano, que pelo visto, TEM FUTURO. . .sempre me coloquei à disposição do Fernando e agora mais do que nunca quero reforçar essa disponibilidade.

    Já estou ansioso pelo próximo! ! ! Quando vai ser, Fernando?????

    ResponderExcluir
  3. Edmar Monte estava classificado para o Campeonato cearense de XAdrez absoluto fase semifinal(mesma data) e por isso resolveu nao participar do veteranos..

    ResponderExcluir