terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Questão polêmica

A ex-campeã mundial Susan Polgar, na foto com as irmãs Sofia (E) e Judit(C), detentora de um dos melhores blogs de xadrez do mundo, uma das pessoas mais bem informadas no universo caissiano, defende uma tese que é bastante polêmica. Em resumo: para ser um bom jogador é preciso 99% de trabalho e 1% de talento! Você concorda?



6 comentários:

  1. Realmente, bastante polêmico este assunto. Mas, acredito que ela estar certa na sua afirmativa, para chegar a ser um “bom” enxadrista é possível com 1% de talento e 99% de estudo e dedicação.
    Agora, para ascender há BOM esse percentual é radicalmente alterado, arisco meu palpite: 35% talento e 65% estudo e dedicação.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente. Entretanto, o mundo está cheio de gente disposta a trabalhar; logo o que faz a diferença é o 1% de talento.

    ResponderExcluir
  3. É natural que ache isso! Era preciso saber como estas miúdas foram "ensinadas" pelo Lazlo-Pai. David Lawson chamava a Judit " uma cachorrrinha amestrada"!
    Pensar se vale a pena, passar juventude assim!
    1por cento de talento? Ridículo ! Tal, Nezhmetdinov, Kupreichik, Charousek e mesmo Lasker, Capablanca( 99 por cento de talento, um de trabalho!)etc, etc provam o contrário!
    Sem muitos por cento de talento, não há grandes campeões!
    Frases insubstanciais! Para o sensacionalismo!
    Aliás já ouvi a mesma coisa sobre os artistas! Por isso todos chegaram a Leonardo ou Miguel ângelo!

    ResponderExcluir
  4. ´É UM POUCO CONTROVERSO.
    UM ASTRONÁUTA PRECISA DE MUITO ESTUDO, TREINO, E DEDICAÇÃO.
    AO CONTRÁRIO DE ROMÁRIO QUE NÃO PRECISA DE MUITO
    TREINO PARA SER O QUE FOI, MAS SIM TALENTO.
    E ASSIM FOI ALEIJADINHO, MAS NÃO O FISICO MATEMATICO NEWTON.
    ACHO QUE NO XADREZ MUITO ESTUDO,TREINO COMPETIÇÕES
    E GOSTAR DO QUE FAZ SÓ ENOBRECE E O ENXADRISTA APARECE.

    ResponderExcluir
  5. Veja bem, a questão é para ser apenas um bom jogador! Aí sim pode ser utilizada esta fórmula 99% trabalho + 1% talento. Agora para ser um grande jogador a fórmula pode ser invertida 99% de talento + 1% trabalho!
    Tchau!

    ResponderExcluir
  6. Hoje em dia, qualquer afirmação dogmática sobre qualquer assunto é considerada uma falta de justeza e de fineza intelectual.Existem possibilidades apenas,mas nunca uma posição categórica,principalmente na área de humanas, como é o caso do enxadrismo.Existem vários exemplos de talentos no xadrez , o mais famoso entre todos foi José Raul Capablanca!!!!

    ResponderExcluir