sábado, 5 de fevereiro de 2011

O preço de um conselho



Ontem, sexta-feira 4, estive, recomendado pelo médico, sob repouso absoluto de 24 horas, por conta de uma biópsia prostática, uma pequena cirurgia, mas com seus incómodos pós-operatório, a exemplo de sangramento, dor de cabeça, dor no local afetado, febre, etc. Preso à cama, fiquei a imaginar um passeio num bosque e foi alí que encontrei inspiração para dar um conselho aos meus amigos enxadristas, que já chegaram à idade do lobo, ou seja, passaram dos 40 anos. A Medicina avançou muito e hoje um paciente, que precisa dos seus cuidados, tem que cooperar seguindo os conselhos médicos. No caso específico a que quero me referir, trata-se de procurar todos os anos um urologista para exame de próstata. Da mesma maneira que a mulher é supreendida pelo câncer de mama, o homem também o é, só que pelo câncer de próstata. Lembro agora de três amigos meus, um deles bom jogador de xadrez, que morreram antes de completar 60 anos, por não atenderem aos conselhos médicos. Tenho um parente bem próximo que relutou, demorou e hoje, com 66 anos, é condenado a viver como um bebê, ou seja, usa fralda direto, pois urina sem sentir. Então, você completou 40 anos, vá ao urologista, porque não indo sua vida está em risco, uma vez que o câncer de próstata é traiçoeiro, ataca quando você menos espera; daí a necessidade inteligente da prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário