quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Como coroar?


Estou precisando da ajuda dos generosos leitores deste blog. A questão é a seguinte: você está com um peão em h7. É sua vez de jogar, então você pensa e resolve coroar este peão. Como fazer esse movimento de coroação? Por favor, só responda quem tiver certeza. Essa é uma questão que parece simples, mas que tem uma forte - a meu ver - razão de ser. Com algumas respostas que surgirem dos leitores, eu direi o que aconteceu. Agradeço antecipadamente aos que me responderem.

13 comentários:

  1. Pelo o que eu sei, coloca o peão na 8 , tira e coloca a dama, e depois, aciona o relógio.

    ResponderExcluir
  2. Acho que os dados são insuficientes para o meu julgamento. A não ser que exista algum padrão que eu desconheça.

    Pra falar a verdade, o único problema para coroar os peões das fileiras h ou a é não permitir que o rei adversário ocupe a casa de coroação. Isso nos casos de finais de rei e peão. Pois caso isso ocorra, basta o rei ficar em movimento de vai e vem (g8 h8 g8 h8) só esperando o peão chegar e se afogar.

    ResponderExcluir
  3. Se o rei negro estiver em f7 e a dama negra em g6, coroa como cavalo h8=N+

    ResponderExcluir
  4. Meus caros mestres!
    A pergunta é simples. Arthur,por exemplo, deu uma resposta simples. Continuo aguardando respostas!
    Obrigado
    Fernando Melo

    ResponderExcluir
  5. Então seguindo um modo mais simplista de pensar... Uma variante do método proposto por Arthur seria retirar o peão de h7, colocar a dama em h8 e bater no relógio. Porém não estou a par das regras para saber se o que proponho é legal. Só tenho certeza que tem que bater no relógio somente depois de completar o lance.

    ResponderExcluir
  6. ....
    O lance está completo e válido quando o peão atinge a oitava casa... tem que ser movido até essa casa de promoção.... e a peça desejada para promoção substituir o peão, tocando na casa de promoção...

    ResponderExcluir
  7. Mestres
    Vou esperar mais uma hora, na esperança de que mais leitores deste blog escrevam dando a opinião sobre essa questão. As 21 horas direi o que aconteceu.
    Fernando Melo

    ResponderExcluir
  8. o peão está em h7, vc faz o movimento até h8 avisa o advesário qual a peça escolhida para coroação se faz a troca e aciona o relógio em seguida,se o jogador escolher uma peça que está no tabuleiro exemplo a dama, e quer promover dama novamente ele precisa parar o relógio e chamar o árbitro, após o arbitro providenciar a peça o jogo se reinicia.

    ResponderExcluir
  9. Luiz Fernandes respondeu exatamente a maneira que se deve proceder. Sendo que o próprio jogador que deve providenciar a peça escolhida, ou seja, o adversário não é obrigado a pegar a peça.

    ResponderExcluir
  10. Após delibarar? Basta adiantar o peão, com a mão mesmo. A não ser que não se disponha de mãos. Nesse caso dite o lance, alguém o fará por você, como acontece com o talentoso Chianca!

    ResponderExcluir
  11. Se não me engano não precisa mais levar o peão até a oitava...basta colocar a peça que deseja promover direto na casa de coroação,tirar o peão da sétima e acionar o relógio.

    ResponderExcluir
  12. Mestres
    Quem é Pirralho? Por favor, preciso desse nome completo,se possível?
    Grato
    Fernando Melo

    ResponderExcluir
  13. Pirralho....
    Vc está enganado, se vc colocar uma peça direto na casa de coroação do peão antes de promover o mesmo, é lance ilegal pois vc estará fazendo um lance com uma peça que não existe no tabuleiro,

    ResponderExcluir