segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Uma mente especial

Bobby Fischer e Petrosian

Confesso que quando ouvi a história que vou contar fiquei emocionado. Quem primeiro me chamou a atenção - meses atrás - foi Jovany Medeiros. Depois aconteceu de um dos personagens chegar até nós, no caso o MI Herman Claudius. Eu ia passando batido, envolvido com muita coisa ao mesmo tempo nos preparativos do Veteranos do Nordeste, havia esquecido totalmente, até que, na minha frente, Jovany perguntou a Herman sobre seu encontro com Bobby Fischer! Foi em setembro de 1971, em Buenos Aires, quando Fischer ia enfrentar Tigran Petrosian pela Final do Torneio de Candidatos. Em um dado momento houve o citado encontro, quando o GM argentino Miguel Quiteros, apresentou Herman a Fischer, e este diz o seguinte:
"Então você é o van Riemsdijk?! Vi suas partidas com o Medina, mas achei mais interessante a terceira, porque era possível ... etc, etc, etc,"!! E Fischer começou a falar da partida como se ela estivesse ali na sua frente. Na verdade tinha sido em janeiro daquele ano. Que interessse tinha Fischer em ver um match de "dois capivaras", um campeão da Espanha e o outro campeão do Brasil? O que mais impressiona - e confesso que quando Herman contava essa história, eu por pouco não chorei de emoção, era ele ter tido interesse em ver essas partidas e guardar na memória a terceira delas em detalhes. Consegui respirar e por fim perguntei a Herman como se explicava isso. E Herman me disse:
"Não sei, ele era uma mente especial..."

Um comentário:

  1. Olá Fernando! Para ser sincero me interessei pelo xadrez quando meu filho de 7 anos começou a ter aulas na escola e ensinou a família a jogar xadrez. Hoje meu menino tem 10 anos e minha filha, 8; fico orgulhoso por sempre vê-los jogarem xadrez.
    Boa semana!

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    Gostaria de lhe convidar para que comentasse o meu “A Cruel Vingança De Seu Ignácio”. Ok?
    http://jefhcardoso.blogspot.com de blog em blog.

    ResponderExcluir