segunda-feira, 30 de agosto de 2010

EDITORIAL



No dia 27 de junho de 2009, um sábado, era publicado neste blog uma matéria sob o título: Paraíba na FIDE ! e com o sub-título: Agora ou nunca! O texto é curto, mas como me parece profético, vamos transcrevê-lo:

É chegado o grande momento para se fazer a revolução no xadrez da Paraíba. Tudo vai depender do esforço de cada um. Os enxadristas paraibanos devem se unir e levantar essa bandeira para que tenhamos resultados positivos. Pela primeira vez na nossa história, o Campeonato Paraibano Aberto Absoluto 2009 poderá ser reconhecido pela FIDE - Federação Internacional de Xadrez. É um feito muito importante, um ousado desafio na busca de uma conquista heróica. Os Estados do Rio Grande do Norte (ilustração) e Pernambuco, nossos vizinhos, fazem Torneios FIDE com relativa facilidade e a Paraíba só assiste e é chegada a hora. Agora ou nunca!

Hoje, passado um ano e quatro meses, o sonho tornou-se realidade. A contribuição que o Xadrez Paraíbano vem prestando ao Nordeste é reconhecida por todos os que fazem e acompanham o xadrez no Brasil. A Paraíba pode crescer ainda mais, daí o sentido de se criar a Academia de Xadrez Pbperne, reunidos os Estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, com 64 casas (cadeiras), sendo 20 para cada Estado e mais quatro que serão preenchidas posteriormente.

Estamos no caminho certo. O médico e enxadrista Eugenio Seve, de Pernambuco, opina: "Vamos alavancar de vez o xadrez nordestino! Estou com você. Eugenio". O MF paraibano Luismar Brito aplaude: "A idéia é ótima!! Quero ser parte. Um abraço, Luismar". A talentosa pernambucana Ramyres Coelho, de Petrolina, escreve: " Fiquei muito interessada em participar da Academia que está sendo aberta...". E assim se sucedem manifestações outras, dando provas que estamos no caminho certo. Com apenas três dias de campanha, é supreendente o número dos que estão pedindo a pré-filiação.

O Nordeste vai crescer. Esse trabalho com os três Estados (PB, PE, RN) é uma experiência para 2011. Dando certo, e tudo leva a crer que sim, é possivel em 2012 se fundar a Academia Nordestina de Xadrez, abrangendo os nove Estados da Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário