segunda-feira, 26 de maio de 2025

Chiquinho nos deixa

Faleceu nesta segunda-feira o Mestre Fide paraibano Francisco de Assis Cavalcanti, conhecido carinhosamente por todos como Chiquinho.


Francisco de Assis Cavalcanti (29.07.1961 - 26.05.2025)


Francisco de Assis Cavalcanti, carinhosamente conhecido como Chiquinho, foi um dos mais talentosos enxadristas do Brasil. Ele conquistou nove títulos estaduais, tornando-se o maior detentor de títulos na Paraíba. Além de suas conquistas no tabuleiro, nos últimos anos ele coordenava um projeto de xadrez escolar da Prefeitura Municipal de João Pessoa, promovendo o esporte entre jovens e incentivando o desenvolvimento intelectual através do jogo.

Hoje, o mundo do xadrez perde um de seus grandes mestres, mas seu legado permanecerá vivo em cada partida jogada, em cada jovem que se inspira em sua trajetória e em cada ensinamento que ele deixou. Francisco Cavalcanti não foi apenas um campeão no tabuleiro, mas também um mentor, um visionário e um apaixonado pelo xadrez.

Seu talento e dedicação elevaram o nome da Paraíba no cenário nacional, e sua contribuição para o ensino do xadrez garantiu que futuras gerações continuem a trilhar o caminho que ele ajudou a construir. Seu nome será sempre lembrado com respeito e admiração.

Descanse em paz, Mestre. Seu jogo jamais será esquecido. 

3 comentários:

  1. Benone Lopes Junior26 de maio de 2025 às 14:10

    uma perda grande pra o nosso xadrez nordestino e brasileiro. Mestre Chico como o chamava gente de primeira qualidade vai fazer falta no xadrez e na vida dos que o conhecia. meus sentimentos a familia e va em paz mestre com um tempo voltaremos a jogar xadrez.

    ResponderExcluir
  2. Meus sentimentos à esposa, filhos e familiares! Eterno Mestre Chiquinho sua memória permanecerá para sempre em nossos corações! Que seu exemplo nos tabuleiros continue a inspirar as novas gerações de enxadristas!

    ResponderExcluir